
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortz, Graziela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Galvão, Daisy Alves Fragoso | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Fabricio Spezia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:09:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:09:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238714 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238714 | - |
| Descrição: dc.description | Com o aumento das políticas e leis focadas em temáticas sociais, alguns documentos educacionais foram elaborados considerando-as. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o mais recente desses documentos. O documento estabelece como um de seus principais objetivos promover a equidade racial. O objetivo desta pesquisa foi analisar de que maneira essa equidade é demonstrada ou não na área artística, em especial na área de música. O trabalho consiste de revisão bibliográfica e documental com foco em contextualizar a importância histórica do documento se manifestar explicitamente contra preconceitos, tendo em vista que o Estado por diversos séculos os promoveu. | - |
| Descrição: dc.description | With the increasing number of politics and laws focused on social themes, some educacional documents were made considering them. The Base Nacional Comum Curricular is the most recent of these documents. The document establishes one of its main objectives to promote racial equality. The objective of this research was to analyze in which manner this equality is shown or not in the artistic area, in particular in the area of music. This work consists of literature and documental review focused on the historic importance of the document manifest itself explicitly against prejudice, having in mind that the Estate for many centuries promoted it. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música e sociedade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações étnicas | - |
| Título: dc.title | A BNCC promove equidade racial? | - |
| Título: dc.title | The BNCC promotes racial equality? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: