
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortz, Graziela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Helen Reis da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238712 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238712 | - |
| Descrição: dc.description | Por meio da observação de métodos nacionais para trompete podemos compreender os conceitos essenciais para a iniciação no instrumento, pois fornecem compreensão acessível dos textos apresentados em nossa língua de origem, incorporando a cultura e o contexto vivido no país. Nos materiais de estudo, é possível aproximar os estudantes com canções nacionais, desenvolvendo a prática musical por completo, solfejando e percebendo características distintas nas músicas. Dispor de um repertório nacional, através de músicas populares que promovam o interesse dos estudantes, facilita a fixação dos fundamentos para se tocar trompete. As práticas fundamentais são: respiração, direcionamento do ar, posicionamento da embocadura, emissão do som e relação do corpo junto ao instrumento. Todo esse processo elementar evita problemas na embocadura que são gerados pelo excesso de força para tocar, causando danos irreversíveis nos lábios e na musculatura. Os métodos nos dão o suporte necessário para organizar as bases fundamentais do instrumento; eles não substituem a necessidade de se ter um professor, porém, são um material para consulta nos estudos diários. Para obter melhores resultados no trompete, precisamos estabelecer a base técnica, com exercícios estratégicos, pois assim será possível desenvolver a motivação dos estudantes. | - |
| Descrição: dc.description | Through the observation of brazilian methods for trumpet we can understand the essential concepts for the initiation of the instrument, as it provides accessible understanding of the texts presented in our native language, incorporating the culture and context lived in the country. In the study materials it is possible to bring students closer to national songs, developing musical practice in full, solfeging and perceiving distinct characteristics in the music. Having a national repertoire, through popular songs that promote student interest, makes it easier to establish the fundamentals of trumpet playing. The fundamental practices are: breathing, air directionality, embouchure positioning, sound emission, and the relationship of the body to the instrument. All this elementary process avoids mouthpiece problems that are generated by excessive playing strength, causing irreversible damage to the lips and muscles. The methods give us the necessary support to organize the fundamental basis of the instrument; they do not replace the need for a teacher, but are a reference material for daily studies. To obtain better results on the trumpet, we need to establish the technical basis, with strategic exercises, because in this way it will be possible to develop the students' motivation. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trompete | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Execução | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intervalos e escalas musicais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Métodos nacionais para iniciantes: a importância dos fundamentos para a iniciação no trompete | - |
| Título: dc.title | National methods for beginners: the importance of fundamentals for initiation in trumpet | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: