
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Dagoberto José | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramos, Juliana de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:38:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:38:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238694 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238694 | - |
| Descrição: dc.description | O objeto deste estudo é a análise das identidades e representações sociais, no Ensino Médio regular e técnico, para a formação de identidades étnicas e de gênero no espaço escolar, identificando suas possibilidades emancipatórias, a partir da observação participante, análise de documentos, questionários e entrevistas sobre aplicação, acompanhamento e consequências de ações pedagógicas realizadas em quatro escolas que compõem uma mesma administração escolar, localizadas nos municípios de Diadema, São Paulo e São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, no período de 2008 a 2022. O estudo analisa questões relacionadas às principais demandas discentes quanto às condições de empregabilidade, acesso à universidade, racismo, misoginia, homofobia, transfobia, tendo em vista projetar as possibilidades para as mudanças efetivas de intervenção no universo de formação escolar, assim como contribuir para o debate teórico que versa sobre tais questões. | - |
| Descrição: dc.description | The object of this study is the analysis of identities and social representations, in regular and technical high school environment, so that ethnic and gender identities can be formed in a learning environment, identifying possibilities of emancipation through participant observation and analysis gathered from documents, questionnaires and interviews, about applications, monitoring and consequences of pedagogical actions carried out in four schools that share the same administration, located in the cities of Diadema, São Paulo and São Bernardo do Campo, in the state of São Paulo, during the period from 2008 to 2022. This study analyzes issues related to the main needs of students, from employability conditions, access to university, racism, misogyny, homophobia and transphobia, aiming to project possibilities of effective change in the universe of school education, thus contributing to the theoretical debates surrounding these issues. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emancipation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
| Título: dc.title | A busca por educação emancipatória na cidade de Diadema: reflexões, experiências, caminhos e possibilidades | - |
| Título: dc.title | The search for emancipatory education in the city of Diadema: reflections, experiences, paths and possibilities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: