
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Rejane Galvão | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Thiago Sbordoni Gomes da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:33:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:33:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238689 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238689 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso tem como intenção uma reflexão sobre o que é a arte e como o que define ser arte se transformou junto do desenvolvimento das forças produtivas. A pesquisa busca entender qual a atuação e importância de artistas em seus contextos históricos e assim discorrer sobre seus interesses e conflitos para assim também defender a importância desse entendimento para o ensino de artes, a fim de trazer aos alunos e docentes uma apropriação do papel da arte no sistema atual, para que a frase “Qual a importância de aprender artes na escola? Não vou usar pra nada.” seja respondida. | - |
| Descrição: dc.description | This course completion work intends to reflect on what art is and how what defines art has been transformed along with the development of productive forces. The research seeks to understand the performance and importance of artists in their historical contexts and thus discuss their interests and conflicts in order to also defend the importance of this understanding for the teaching of arts, in order to bring students and teachers an appropriation of the role of art. art in the current system, so that the phrase “What is the importance of learning arts in school? I won't use it for anything.' be answered. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e sociedade | - |
| Título: dc.title | Uma análise sobre a necessidade da arte no Brasil, de Fischer a Sodré | - |
| Título: dc.title | An analysis of the need for art in Brazil, from Fischer to Sodré | - |
| Título: dc.title | Un análisis de la necesidad del arte en Brasil, de Fischer a Sodré | - |
| Título: dc.title | Une analyse du besoin d'art au Brésil, de Fischer à Sodré | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: