Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Albino, João Pedro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238681 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238681 | - |
Descrição: dc.description | Esta investigação teve início na relação entre dois grandes temas: a influência da tecnologia na vida das pessoas e a forma de uso dos espaços virtuais. Embasamo-nos na hipótese de que o espaço virtual apresenta elementos e características que tendem a possibilitar o processo de ensino com novas maneiras de compreensão das informações e desenvolvimento de competências e habilidades. Em busca de verificação de tal hipótese é que o objetivo principal da tese se estabeleceu: investigar a relação entre as diversas gerações digitais e a forma de uso dos espaços virtuais, analisando as principais características identificadas. Com base no levantamento bibliográfico realizado, apresentamos o referencial teórico desta tese, que foi guia para discussão dos temas centrais da pesquisa. Quanto à metodologia, dois caminhos foram trilhados: a revisão sistemática da literatura e a investigação de dados. Um roteiro de análise nos auxiliou na seleção dos materiais encontrados. Considerando a visão sistêmica e panorâmica apresentada por esta investigação, como principal resultado encontrado foram apresentadas as características predominantes da relação entre gerações digitais, estilos de uso do espaço virtual e as suas faixas etárias influenciando diretamente as tendências e serviços. | - |
Descrição: dc.description | This investigation began with the relationship between two major themes: the influence of technology on people's lives and the way in which virtual spaces are used. We are based on the hypothesis that the virtual space presents elements and characteristics that tend to make the teaching process possible with new ways of understanding information and developing skills and abilities. In search of verification of this hypothesis, the main objective of the thesis was established: to investigate the relationship between the different digital generations and the way in which virtual spaces are used, analyzing the main characteristics identified. Based on the bibliographic survey carried out, we present the theoretical framework of this thesis, which was a guide for the discussion of the central themes of the research. As for the methodology, two paths were taken: the systematic review of the literature and the investigation of data. An analysis script helped us in the selection of the materials found. Considering the systemic and panoramic view presented by this investigation, as the main result found, the predominant characteristics of the relationship between digital generations, styles of use of virtual space and their age groups were presented, directly influencing trends and services. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerações digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forma de uso dos espaços virtuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital generations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Way of using virtual spaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital media | - |
Título: dc.title | Estilos de uso dos espaços virtuais de aprendizagem: diferentes perfis e formatos nas gerações digitais | - |
Título: dc.title | Use styles of virtual learning spaces: different profiles and formats in digital generations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: