Cartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPancher, Andréia Medinilha-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorNeves, Celma Aparecida Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:30:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:30:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/238660-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238660-
Descrição: dc.descriptionA educação vem se mostrando cada vez mais inclusiva. Com isso, se reconhece que as particularidades dos estudantes devem ser consideradas nas atividades de ensino, buscando-se desenvolver um material didático que abranja todas as diversidades encontradas em um determinado ambiente escolar. Assim, essa pesquisa teve por objetivo fundamental desenvolver materiais didáticos com conteúdo geográfico, especialmente de Cartografia, para serem utilizados nas salas de aulas, visando atender alunos de inclusão, numa perspectiva universal, ou seja, para auxiliar na alfabetização cartográfica de todos os educandos. Para o propósito, foi realizada uma revisão e análise bibliográfica de pesquisas científicas desenvolvidas sobre a educação inclusiva. Com base nos indicativos bibliográficos, dois materiais didáticos inclusivos foram desenvolvidos, sendo: um jogo da memória (Mapemória) e um dominó (Domimapas), confeccionados com produtos de baixo custo. Após a elaboração, os materiais didáticos foram aplicados junto à turmas de 6° ano em uma escola estadual no município de Rio Claro, onde também foi estabelecido um diálogo para entender melhor como os alunos se sentiram realizando as atividades, visando realizar um diagnóstico do material e das estratégias aplicadas na sala de aula. Espera-se que a partir desse trabalho novas pesquisas possam ser direcionadas para a elaboração e/ou o aprimoramento de materiais didáticos voltados ao ensino inclusivo no ensino regular.-
Descrição: dc.descriptionEducation is proving to be increasingly inclusive. With this, it is recognized that the particularities of students must be considered in teaching activities, seeking to develop didactic material that covers all the diversities found in a given school environment. Thus, this research had the fundamental objective of developing didactic materials with geographic content, especially Cartography, to be used in classrooms, aiming to serve inclusion students, in a universal perspective, that is, to help in the cartographic literacy of all students. For this purpose, a review and bibliographical analysis of scientific research carried out on inclusive education was carried out. Based on bibliographical indications, two inclusive didactic materials were developed, namely: a memory game (Mapemória) and a domino (Domimapas), made with low-cost products. After elaboration, the didactic materials were applied to 6th grade classes in a state school in the municipality of Rio Claro, where a dialogue was also established to better understand how the students felt carrying out the activities, aiming to carry out a diagnosis of the material and the strategies applied in the classroom. It is hoped that from this work new research can be directed towards the elaboration and/or improvement of didactic materials aimed at inclusive teaching in regular education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive cartography-
Palavras-chave: dc.subjectCourseware-
Palavras-chave: dc.subjectGeography teaching-
Título: dc.titleCartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolar-
Título: dc.titleUniversal cartography and inclusion of students with disabilities: a study in the school context-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.