Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leite, César Donizeti Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Gaviolli, Íria Bonfim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Godinho, Cauê Torquato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:40:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:40:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238608 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238608 | - |
Descrição: dc.description | Utilizando-se dos pensamentos de Foucault, e outros autores, essa pesquisa visa discutir acerca dos mecanismos de controle da sociedade na Educação e como isso tem se refletido para uma patologização do indivíduo com TDAH e consequentemente uma medicalização da vida, tendo documentos oficiais como o Manual Diagnósticos e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) que chancelam diversos comportamentos humanos como transtornos de natureza psíquica e necessárias. | - |
Descrição: dc.description | Using the thinking of Foucault and other authors, this research aims to discuss the mechanisms of control of society in Education and how this has been reflected in a pathologization of the individual with ADHD and consequently a medicalization of life, having official documents such as the Diagnosis and the Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5) that endorse various human behaviors as disorders of a psychic and necessary nature. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patologização | - |
Palavras-chave: dc.subject | TDAH | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pathologization | - |
Palavras-chave: dc.subject | ADHD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
Título: dc.title | Mecanismos de controle na educação: um estudo do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais | - |
Título: dc.title | Control mechanisms in education: a study of attention deficit hyperactivity disorder in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: