Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Eugenio Maria de França-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorTiengo, Yuri Állan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:39:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:39:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/238593-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238593-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho trata-se de um estudo sobre as relações didáticas/metodológicas envolvidas e abordadas dentro dos museus e centros de ciência, buscando explorar de forma qualitativa como se é dado o ensino informal de física em tais ambientes a partir do uso de experimentos didáticos, a divulgação de ciência, analisar o que caracterizam os experimentos didáticos de tais espaços, assim como a forma de interação planejada com o publico alvo. A partir dos museus escolhidos para análise (museu Curie e museu Catavento) iremos apontar elementos que enriqueçam o ensino de física e a forma como eles podem vir a despertar o interesse do visitante por ciências. Visando ainda, formas de interação entre as escolas e os museus, buscando explorar as maneiras que esses ambientes tem para enriquecer o ensino de física a partir de uma parceria.-
Descrição: dc.descriptionThe present work is a study on the didactic/methodological relationships involved and addressed within museums and science centers, seeking to explore in a qualitative way how the informal teaching of physics is given in such environments from the use of didactic experiments, the dissemination of science, analyze what characterize the didactic experiments of such spaces, as well as the planned form of interaction with the target audience. From the museums chosen for analysis (Curie museum and Catavento museum) we will point out elements that enrich the teaching of physics and the way in which they may awaken the visitor's interest in science. Still aiming at forms of interaction between schools and museums, seeking to explore the ways that these environments have to enrich the teaching of physics from a partnership.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu de Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação cientifica-
Palavras-chave: dc.subjectScience Museum-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScientific divulgation-
Título: dc.titleEnsino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências-
Título: dc.titlePhysics Teaching and didactic experiments: emphasis and perspectives in museums and science centers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.