Ensino de física e o lúdico: jogos de tabuleiro como perspectiva de recursos didáticos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Eugenio Maria de França-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Leonardo da Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:54:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:54:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/238563-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238563-
Descrição: dc.descriptionCom o intuito de explorar novas formas de interagir com os alunos durante o ensino de física, este trabalho surgiu com o objetivo estudar a aplicação de jogos de tabuleiro em sala de aula, por meio de bases teóricas que o apoiem, autores como: Huizinga, Ramos, Lopes, Kishimoto e Aranda aparecem para explicar o uso dos jogos em sala de aula e suas características no ensino de física. Foram realizadas pesquisas qualitativas acerca de jogos de tabuleiros já existentes e que possam ser utilizados para um ensino de física mais ativo, o qual coloca o aluno como protagonista da sua aprendizagem. Tais jogos foram catalogados na base de dados do LaPEMID (Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática), onde foram elaborados e catalogados pensando em uma biblioteca de ferramentas de ensino não convencionais, como uma biblioteca de ferramentas de ensino. Por fim foi estipulado um tópico conceitual de física a ser explorado com os jogos, sendo essa uma forma de demonstrar tais características de aprendizagem com os jogos e de como seria uma possível aplicação em sala de aula.-
Descrição: dc.descriptionIn order to explore new ways of interacting with students during physics teaching, this work arose with the objective of studying the application of board games in the classroom through theoretical bases that support it, authors such as: Huizinga, Ramos, Lopes, Kishimoto and Aranda, appear to explain the use of games in the classroom and their characteristics in physics teaching. Qualitative research was carried out on existing board games that can be used for a more active physics teaching which places the student as the protagonist of their learning, such games were cataloged in the LaPEMID database (Laboratory of Teaching Practice, Materials and Didactic Instrumentation) which was elaborated and cataloged in thinking about a library of unconventional teaching tools as a library of teaching tools. Finally, a conceptual topic of physics was stipulated to be explored with the games. This being a way to show such learning characteristics with games and how a possible application in the classroom would be.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de tabuleiro-
Palavras-chave: dc.subjectJogos no ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectBoard games-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching with games-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Título: dc.titleEnsino de física e o lúdico: jogos de tabuleiro como perspectiva de recursos didáticos-
Título: dc.titleTeaching physics and ludic: board games as a perspective of didactic resources-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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