
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Garcia, Marla Andrea Garcia de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Graziela Maria Ferraz de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Cantagallo, Jéssica Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:13:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:13:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238526 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238526 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução. A pandemia SARS-CoV-2 (COVID-19) trouxe consigo mudanças a serem vivenciadas e exigências de isolamento impostas para evitar que o novo vírus se espalhasse pela comunidade. Os indivíduos, em especial as crianças, experimentaram algo diferente, por vezes conflitante e altamente estressante, tornando-os mais vulneráveis a novas emoções como a depressão, estresse e ansiedade. Objetivo. O objetivo foi avaliar os sentimentos positivos e negativos de crianças do Estado de São Paulo, um ano após o início da pandemia COVID-19. Método. Trata-se de dados parciais de um estudo transversal realizado entre os meses de março e maio de 2021. A coleta de dados foi realizada através de um questionário on-line na plataforma Google Forms, distribuído pelas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) e contatos pessoais dos autores (WhatsApp e email). No presente estudo, utilizou-se escores do Children’s Anxiety Questionnaire (CAQ) e quatro questões norteadoras: “Conte-nos o que te deixa feliz e contente?”, “Conte-nos o que te deixa calmo e tranquilo?”, “Conte-nos o que te deixa tenso e nervoso?”, “Conte-nos o que te deixa preocupado e com medo?”. Participaram da pesquisa crianças entre 6 e 12 anos e seus pais ou responsáveis. Resultados. Um total de 581 participantes do estado de São Paulo acessaram o instrumento de coleta de dados, não havendo recusa na participação. A idade média das crianças foi igual a 8,90 ± 2,05 anos. Das crianças, 50,3% (n = 292) eram meninas. Pouco foi relatado sobre aspectos positivos do isolamento. Atividades de lazer como brincar, sair de casa e andar de bicicleta foram reportadas pelas crianças pôr as deixarem felizes e contentes. Já os eletrônicos como TV, celular e videogame foram os responsáveis por deixarem as crianças calmas e tranquilas. Além disso, as crianças relataram que fatores que as deixam tensas e nervosas eram as atividades escolares como provas, aulas online e prazos para entrega de atividades. O fator apontado por deixar as crianças preocupadas e com medo foi o medo de que conhecidos ou ela própria contraísse COVID-19. Discussão: Esses resultados se assemelham a estudos realizados em outros países, onde a distração e o meio de comunicação com outras pessoas também foram através de eletrônicos. Sentimentos de ansiedade e depressão foram os mais relatados, tendo em vista que em crianças que já possuíam algum tipo de distúrbio comportamental esses sentimentos eram ainda mais exacerbados. Ademais a preocupação e ansiedade das crianças condiz muito com a situação familiar e do modo em que os seus responsáveis lidam com o estresse causado pelo isolamento. Conclusão. Conclui-se que as emoções de crianças de seis a doze anos do Estado de São Paulo foram diretamente ligadas com o cenário em que elas se encontravam e os prejuízos a serem enfrentados por essa população a longo prazo devem ser monitorados. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emoções | - |
| Título: dc.title | Sentimentos das crianças um ano após a pandemia COVID-19: uma análise segundo o Children’s Anxiety Questionnaire | - |
| Título: dc.title | Children's feelings one year after the COVID-19 pandemic: a analysis according to the Children's Anxiety Questionnaire | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: