Ensino de Física e experimentos didáticos: a perspectiva de materiais simples e de baixo custo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Eugenio Maria de França-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMachado, Thayarak Luiz Wolfgang Eggon Hannan Haddad-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:24:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:24:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/238523-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238523-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho tratamos da relação entre as propostas dos laboratórios e a forma de ensino, visando uma intervenção ao ensino tradicional que está enraizado em nossos laboratórios, essa intervenção vem por meio da implementação da Biblioteca de Instrumentos Didáticos (BID). No decorrer do trabalho passamos por abordagens dos laboratórios no Ensino de Física, focando assim posteriormente na BID do Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática (LaPEMID), apresentado os experimentos de baixo custo existentes e estudando suas características que auxiliariam no Ensino de Física na Educação Básica. No trabalho falamos sobre os kits de experimentos e como se organizam esses kits, para que possa levar os experimentos de baixo custo para a escola e organizar sua própria BID. No final do trabalho analisamos uma proposta para utilizar os experimentos em uma aula de eletrostática, assim podendo demonstrar alguns fenômenos físicos, que muitas vezes não conseguimos observar facilmente.-
Descrição: dc.descriptionIn the work presented here, we deal with the relationship between the proposals of the laboratories and the way of teaching, aiming at an intervention in the traditional teaching that is rooted in our laboratories, this intervention comes through the implementation of the Library of Didactic Instruments (BID). In the course of the work, we went through the approaches of the laboratories in Physics Teaching, thus focusing later on the BID of the Laboratory of Teaching Practice, Materials and Didactic Instrumentation (LaPEMID) presenting the low cost experiments that we have in the BID and studying their characteristics that would help in Physics Teaching in Basic Education. Also at work we talk about experiment kits and how to organize these kits, so you can take low-cost experiments to school and organize the BID. At the end of the work we talk about a proposal to use the experiments into an electrostatics class, thus being able to demonstrate some physical phenomena that we often cannot observe easily.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca de instrumentos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentos de baixo custo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEletrostática-
Palavras-chave: dc.subjectLibrary of didactic instruments-
Palavras-chave: dc.subjectLow cost experiments-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectElectrostatics-
Título: dc.titleEnsino de Física e experimentos didáticos: a perspectiva de materiais simples e de baixo custo-
Título: dc.titlePhysics teaching and didactic experiments: the perspective of simple and low-cost materials-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.