
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortz, Graziela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Andressa Samanta | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:42:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:42:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238508 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238508 | - |
| Descrição: dc.description | A cultura e identidade Surda são marcadores sociais pelos quais se explicam as desigualdades sofridas pelo grupo no convívio com os não Surdos. É importante entender esses marcadores para pensar e praticar uma educação não ouvintista e anticapacitista, respeitando os significados musicais para a comunidade Surda. O objetivo da pesquisa é investigar e descrever possibilidades da percepção sonoro-musical do Surdo a fim de trabalhar sua aprendizagem musical, respeitando seus aspectos culturais. A pesquisa terá como método o levantamento bibliográfico em bases de dados PubMed e PLOS ONE, Google Scholar, P@arthenon, JSTOR, Academia.edu, bancos de teses, como o portal de periódicos da CAPES, ABEM, ANPPOM e SIMCAM. Do material bibliográfico, foram descritos múltiplos casos de atividades musicais com Surdos, e realizadas duas entrevistas semi-estruturadas com musicistas Surdas. | - |
| Descrição: dc.description | Deaf culture and identity are social markers that explain the inequalities suffered by the group in living with non-Deaf people. It is important to understand these markers in order to think and practice a non-listening and anti-capacitist education, respecting the musical meanings for the Deaf community. The objective of the research is to investigate and describe possibilities of the sound-musical perception of the Deaf in order to work on their musical learning, respecting their cultural aspects. The research method will be a bibliographic survey in PubMed and PLOS ONE, Google Scholar, P@arthenon, JSTOR, Academia.edu, databases of theses, such as the CAPES journal portal, ABEM, ANPPOM and SIMCAM. From the bibliographic material, multiple cases of musical activities with Deaf people were described, and two semi-structured interviews were carried out with Deaf musicians. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | 2020/15089-0 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Surdos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção Musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção auditiva | - |
| Título: dc.title | Música surda: percepção e aprendizado musical do surdo | - |
| Título: dc.title | Deaf music: perception and musical learning of the deaf | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: