Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Thomaz, Rosângela Custodio Cortez | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Tertuliano, Stéfany Milena dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:33:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:33:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238402 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238402 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo visa analisar a percepção dos visitantes do Parque Nacional do Iguaçu/PR, por meio das avaliações coletadas na plataforma TripAdvisor dos anos 2019 e 2021, este recorte temporal se dá devido às altas taxas de visitação no ano de 2019 e o ano de 2021 sendo um ano atípico, de baixa visitação devido às medidas de contenção da pandemia da Covid-19. A fim de alcançar o objetivo colocado, é utilizado o método qualitativo e quantitativo, com abordagem de estudo de caso, levantamento bibliográfico e documental. As avaliações foram coletadas no site do TripAdvisor, a partir da coleta de dados compreendeu-se que as taxas de visitações de ambos os anos de 2019 e 2021 não refletem na quantidade de avaliações encontradas na plataforma on-line do TripAdvisor. A hipótese inicial do estudo se compunha da ideia de que devido a condição pandêmica do ano de 2021, as avaliações sobre o Parque apresentariam conteúdo qualitativo diferentes das avaliações de 2019, no quesito conscientização e preocupação para com a natureza e os impactos ambientais que nela causamos, contudo, esta hipótese foi refutada, pois após analise das avaliações, compreende-se que aqueles que visitam o Parque Nacional do Iguaçu e o avaliam na plataforma, não demonstram interesse ou mesmo preocupação, haja vista a falta de conexão com o atrativo visitado e quanto os impactos ambientais que a atividade de turismo possa causar. | - |
Descrição: dc.description | El presente estudio tiene como objetivo analizar la percepción de los visitantes del Parque Nacional do Iguaçu/PR, a través de las reseñas recopiladas en la plataforma TripAdvisor de los años 2019 y 2021, este período se debe a las altas tasas de visita en el año 2019 y siendo el año 2021 un año atípico, con baja visitación debido a las medidas de contención de la pandemia del Covid-19. Para alcanzar el objetivo planteado se utiliza el método cualitativo y cuantitativo, con enfoque de estudio de caso, levantamiento bibliográfico y documental. Las opiniones se recopilaron en el sitio web de TripAdvisor, de la recopilación de datos se entendió que las tasas de visitas para los años 2019 y 2021 no reflejan la cantidad de opiniones que se encuentran en la plataforma en línea de TripAdvisor. La hipótesis inicial del estudio consistió en la idea de que debido a la condición de pandemia del año 2021, las valoraciones sobre el Parque presentarían contenidos cualitativos diferentes a las valoraciones de 2019, en cuanto a la conciencia y preocupación por la naturaleza y los impactos ambientales que causa en él, sin embargo, esta hipótesis fue refutada, porque después de analizar las evaluaciones, se entiende que quienes visitan el Parque Nacional Iguazú y lo evalúan en la plataforma no muestran interés o incluso preocupación, dada la falta de conexión con el atractivo visitado o acerca de los impactos ambientales que la actividad turística puede causar. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo de natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oferta e demanda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidades de conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parque Nacional do Iguaçu (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo de naturaleza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oferta y demanda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidades de conservación | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parque Nacional Iguazú (PR) | - |
Título: dc.title | Parque Nacional do Iguaçu: análise da percepção dos visitantes por meio de coleta das avaliações publicadas no Tripadvisor dos anos 2019 e 2021 | - |
Título: dc.title | Parque Nacional Iguaçu: análisis de las percepciones de los visitantes a través de la colección de opiniones publicada en Tripadvisor para los años 2019 y 2021 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: