
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Perusi, Maria Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Vanessa da Conceição Batista dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238394 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238394 | - |
| Descrição: dc.description | Os problemas ambientais têm sido a tônica dos debates contemporâneos, seja pela reincidência de fenômenos, muitos deles catastróficos, como enchentes e secas extremas, por exemplo, debatido em conferências, universidades e grupos sociais, seja pela urgência na tomada de medidas efetivas para precavê-los. Nas várias escalas de governo existem órgãos destinados a atuar com essa finalidade, sob a égide da Constituição Federal. Nesse contexto, este elemento textual tem como objetivo compartilhar o relato de experiência do Estágio Supervisionado em Geografia desenvolvido na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (SEMAA) do município de Ourinhos/SP. O referido órgão destina-se à fiscalização, intervenção, planejamento, desenvolvimento de práticas de educação ambiental, entre outras ações voltadas à questões relacionadas ao meio ambiente, incluindo a sociedade. As atividades foram desenvolvidas durante o período de março a outubro de 2022, cumprindo carga horária de 6 horas diárias, de segunda à sexta-feira. Na oportunidade, a estagiária atuou no campo do Licenciamento ambiental, proteção animal, Agricultura, Arborização e Educação ambiental. Foram usados recursos de geotecnologias a fim de identificar pontos de localização na zona rural para apontar problemas em estradas; formar figuras de referência na criação de projetos arbóreos, realizando também eventos voltados à importância da arborização urbana; proteção dos animais e preservação da Mata Atlântica. Vale ressaltar a relevância dessa experiência para a formação do bacharel em Geografia, que preparará o mesmo para o mercado de trabalho e exercício da cidadania. | - |
| Descrição: dc.description | Environmental problems have been the keynote of contemporary debates, either by the recurrence of phenomena, many of them catastrophic, such as floods and extreme droughts, for example, discussed in conferences, universities and social groups, or by the urgency in taking effective measures to prevent them. In the various scales of government there are organs intended to act for this purpose, under the aegis of the Federal Constitution. In this context, this textual element aims to share the experience report of the Supervised Internship in Geography developed at the Secretariat of Environment and Agriculture (SEMAA) of the municipality of Ourinhos/SP. This body is intended for the supervision, intervention, planning, development of environmental education practices, among other actions focused on issues related to the environment, including society. The activities were carried out during the period from March to October 2022, fulfilling a workload of 6 hours daily, from Monday to Friday. At the time, the intern worked in the field of Environmental Licensing, Animal Protection, Agriculture, Afforestation and Environmental Education. Geotechnology resources were used to identify location points in the rural area to point out problems on roads; form reference figures in the creation of tree projects, also performing events focused on the importance of urban afforestation; protection of animals and preservation of the Atlantic Forest. It is worth mentioning the relevance of this experience for the formation of the bachelor's degree in Geography, which will prepare the same for the labor market and exercise of citizenship. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bacharelado em geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estágio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Setor público | - |
| Título: dc.title | A práxis geográfica: estágio supervisionado na Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura do município de Ourinhos-SP | - |
| Título: dc.title | Geographic praxis: supervised internship at the Department of the Environment and Agriculture of the municipality of Ourinhos-SP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: