
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Peterson Rigato da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Borghi, Raquel Fontes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Garcia, Paloma Smanioto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238389 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238389 | - |
| Descrição: dc.description | Através desta produção, busquei o referencial de produção das teorias decoloniais elaboradas na América Latina como perspectiva para reflexão sobre o domínio histórico, político, social e epistêmico imposto pela Modernidade ocidental sob os corpos e mentes colonizados e suas reverberações na organização sociais e nas construções subjetivas na atualidade, evidenciando nesse processo as estruturas e feridas do processo colonial. Compreendendo a pedagogia decolonial como ferramenta essencial para desconstrução deste controle hegemônico e a criação de uma nova realidade pautada na empatia e na afetividade, relaciono o processo histórico de construção da Ciência Moderna com a perpetuação de ideias racistas e discriminatórios, amenizados em discursos homogeneizantes, biologizantes e que silenciam e apagam sujeitos e seus territórios. Dessa maneira, com esta produção, objetivo apresentar, analisar e refletir sobre a intersecção entre esses diálogos, evidenciando perspectivas e horizontes outros no aprender, ensinar e fazer Ciência na América Latina, orientados no sentido de libertação e decolonização destes saberes. | - |
| Descrição: dc.description | Through this production, I sought the reference of production of decolonial theories elaborated in Latin America as a perspective for reflection on the historical, political, social and epistemic domain imposed by Western Modernity on colonized bodies and minds and their reverberations in social organization and subjective constructions nowadays, showing in this process the structures and wounds of the colonial process. Understanding decolonial pedagogy as an essential tool for the deconstruction of this hegemonic control and the creation of a new reality based on empathy and affectivity, I relate the historical process of construction of Modern Science with the perpetuation of racist and discriminatory ideas, softened in homogenizing, biologizing discourses and that silence and erase subjects and their territories. In this way, with this production, I aim to present, analyze and reflect on the intersection between these dialogues, highlighting other perspectives and horizons in learning, teaching and doing Science in Brazil and Latin America, oriented towards the liberation and decolonization of this knowledge. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonial pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modernity/coloniality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biology education | - |
| Título: dc.title | O ensino de Biologia sob uma perspectiva decolonial | - |
| Título: dc.title | Biology teaching from a decolonial perspective | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: