
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Leite, César Donizetti Pereira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gaviolli, Íria Bonfim | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Tiburcio, Gabrielle Isabela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:05:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:05:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238386 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238386 | - |
| Descrição: dc.description | Mobilizada pelas discussões em torno do impacto da depressão no desenvolvimento da aprendizagem da criança, bem como do papel do psicopedagogo na socialização dos alunos como fatores preponderantes para o bem-estar na vivência escolar, a presente pesquisa tem por objetivo realizar um levantamento de estudos que abordem a temática da depressão infantil. Por meio da abordagem qualitativa será feito um levantamento de artigos de revisão de literatura em português, no Google Acadêmico, com as palavras-chave: Depressão, Saúde Mental, Sofrimento Psíquico e Infância. Nos textos analisados as principais temáticas abordadas foram: Aspectos relacionados a sintomatologia da Depressão Infantil; Transtorno Depressivo Maior; Depressão e parentalidade; Transtornos psiquiátricos; Patologias; Traumas; Manual Estatístico de Transtornos Mentais; Sintomas Clínicos e Epidemiológicos; Sintomas recorrentes; Comportamento; Diagnóstico; Rendimento Escolar; Exclusão Social; Intervenção psicopedagógica; Atividades sugestivas; Valores simbólicos; Brincar; Herança Genética; Comorbidades; Psicofármacos; Antidepressivos; Efeitos negativos; Suicídio; Protocolos Terapêuticos; Terapia Cognitivo Comportamental; Prevenção e Tratamento adequado. Por fim, apresentamos algumas considerações do quadro da depressão infantil no período da Covid-19. | - |
| Descrição: dc.description | Mobilized by discussions about the impact of depression on the development of children's learning, as well as the role of the psychopedagogue in the socialization of students as preponderant factors for well-being in the school experience, the present research aims to conduct a survey of studies that address the issue of depression in children. Through a qualitative approach, a survey of literature review articles in Portuguese will be done in Google Scholar, with the keywords: Depression, Mental Health, Psychic Suffering and Childhood. In the analyzed texts, the main themes were Aspects related to the symptomatology of Childhood Depression; Major Depressive Disorder; Depressed MothersDepression and parenting; Psychiatric Disorders; Pathologies; Traumas; Statistical Manual of Mental Disorders; Clinical and Epidemiological Symptoms; Recurrent Symptoms; Behavior; Diagnosis; School Performance; Social Exclusion; Psychopedagogical Intervention; Suggestive Activities; Symbolic Values; Play; Genetic Inheritance; Comorbidities; Psychotropic drugs; Antidepressants; Negative Effects; Suicide; Therapeutic Protocols; Cognitive Behavioral Therapy; Prevention, and Appropriate Treatment. Finally, we present some considerations of the picture of childhood depression in the Covid-19 period. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Depressão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sofrimento psíquico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Depression | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychic suffering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
| Título: dc.title | Depressão infantil: um estudo bibliográfico | - |
| Título: dc.title | Childhood depression: a bibliographical study | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: