
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Capelato, Erika | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Francine Ferreira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:22:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:22:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238383 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238383 | - |
| Descrição: dc.description | A Matemática Financeira é uma das formas de conectar a matemática vista como ciência abstrata pelos estudantes à vida cotidiana. Ela é ainda uma das possibilidades de formar um estudante crítico e apto para exercer sua cidadania. Buscando fortalecer o potencial da ciência matemática em contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e a redução das desigualdades do país, trazemos para esta pesquisa a temática da Educação Financeira na sala de aula. Este trabalho tem três partes. Na primeira apresentamos alguns norteadores que acreditamos serem importantes quando se pretende introduzir o Ensino da Educação Financeira nas escolas. Estes norteadores são a matriz de referência de Letramento Financeiro utilizada pelo Programme for International Student Assessment (PISA) para avaliação do desempenho dos estudantes; as diretrizes da Estratégia Nacional de Educação Financeira para a sala de aula e a proposta do ensino-aprendizagem da Matemática Financeira a partir da Educação Matemática Crítica. Na segunda parte, apresentamos alguns tópicos de Matemática Financeira como juros, taxas equivalentes e proporcionais, descontos e sistemas de amortização. Finalmente, propomos duas atividades que podem contribuir com o Letramento Financeiro dos estudantes do Ensino Médio. | - |
| Descrição: dc.description | Financial Mathematics is one of the ways to connect mathematics seen as abstract science by students to everyday life. It is also one of the possibilities to form a critical student who is able to exercise his citizenship. Seeking to strengthen the potential of mathematical science to contribute to socioeconomic development and the reduction of inequalities in the country, we bring to this research the theme of Financial Education in the classroom. This work has three parts. In the first one, we present some guidelines that we believe to be important when one intends to introduce the teaching of Financial Education in Schools. These guidelines are the financial literacy reference matrix used by the Program for International Student Assessment (PISA) to assess student performance; the guidelines of the National Strategy for Financial Education for the classroom and the proposal for teaching and learning financial mathematics based on critical mathematics education. In the second part, we present some topics of financial mathematics such as interest, equivalent and proportional rates, discounts and amortization systems. Finally, we propose two activities that can contribute to the financial literacy of high school students. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento financeiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Financial Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary | - |
| Título: dc.title | Abordagens sobre a Matemática Financeira em sala de aula | - |
| Título: dc.title | Approaches to Financial Mathematics in the classroom | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: