As implicâncias da afetividade em sala de aula: teorias de Wallon e Vygotsky

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertagna, Regiane Helena-
Autor(es): dc.contributorGonzález, Abel Gustavo Garay-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Amanda Machtans-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:29:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:29:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/238371-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238371-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo compreender as implicâncias da afetividade em criança de 3 a 6 anos de idade nas perspectivas de Henri Wallon e Lev Vygotsky. Para eles, o cognitivo e o afetivo estão conectados aos processos de ensino e aprendizagem de modo a favorecer o desempenho escolar do aluno e o trabalho do professor. Na teoria de Wallon, o desenvolvimento humano ocorre através da integração de quatro campos funcionais, como, afetividade, cognição, motricidade e pessoa, ao longo de cinco estágios. Já Vygotsky, partindo da premissa de que o indivíduo aprende para se desenvolver, estabeleceu a Zona de Desenvolvimento Proximal para explicar a distância entre o nível real de conhecimento onde a criança já se apropriou e assimilou o conhecimento e o nível proximal, onde conhecimento será apropriado e assimilado pela mediação do adulto ou de outra criança que tem mais conhecimento. O estudo consistiu em uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva, tendo como fonte as obras dos referidos autores, além de outros pesquisadores que se voltaram a esta temática por meio da perspectiva de Wallon e Vygotsky. Como resultados os estudos revisados revelaram a afetividade como fundamental no processo de aprendizagem e se estabelece principalmente na relação professor-aluno.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to understand the implications of affectivity in the classroom through the perspectives of Henri Wallon and Lev Vygotsky. These authors have been references in studies in which cognition and affection are connected to the teaching and learning processes in order to favor the student's school performance and the teacher's work. In Wallon's theory, human development occurs through the integration of four functional fields, affectivity, cognition, motricity and person, along five stages. Vygotsky, on the other hand, starting from the premise that the individual learns in order to develop, established the Zone of Proximal Development to explain the distance between the real level of knowledge where the child has already appropriated and assimilated knowledge and the proximal level, where knowledge will be appropriated. and assimilated through the mediation of the adult or another child who has more knowledge. The study consisted of a bibliographical research, with a qualitative approach, having as source the works of these authors, in addition to other researchers who turned to this theme through the perspective of Wallon and Vygotsky.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectWallon-
Palavras-chave: dc.subjectVygotsky-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças de 3 a 6 anos-
Palavras-chave: dc.subjectAffectivity-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning process-
Palavras-chave: dc.subjectChildren aged 3 to 6-
Título: dc.titleAs implicâncias da afetividade em sala de aula: teorias de Wallon e Vygotsky-
Título: dc.titleThe implications of affectivity in the classroom: theories of Wallon and Vygotsky-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.