Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertagna, Regiane Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | González, Abel Gustavo Garay | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Amanda Machtans | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:29:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:29:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238371 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238371 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo compreender as implicâncias da afetividade em criança de 3 a 6 anos de idade nas perspectivas de Henri Wallon e Lev Vygotsky. Para eles, o cognitivo e o afetivo estão conectados aos processos de ensino e aprendizagem de modo a favorecer o desempenho escolar do aluno e o trabalho do professor. Na teoria de Wallon, o desenvolvimento humano ocorre através da integração de quatro campos funcionais, como, afetividade, cognição, motricidade e pessoa, ao longo de cinco estágios. Já Vygotsky, partindo da premissa de que o indivíduo aprende para se desenvolver, estabeleceu a Zona de Desenvolvimento Proximal para explicar a distância entre o nível real de conhecimento onde a criança já se apropriou e assimilou o conhecimento e o nível proximal, onde conhecimento será apropriado e assimilado pela mediação do adulto ou de outra criança que tem mais conhecimento. O estudo consistiu em uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva, tendo como fonte as obras dos referidos autores, além de outros pesquisadores que se voltaram a esta temática por meio da perspectiva de Wallon e Vygotsky. Como resultados os estudos revisados revelaram a afetividade como fundamental no processo de aprendizagem e se estabelece principalmente na relação professor-aluno. | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to understand the implications of affectivity in the classroom through the perspectives of Henri Wallon and Lev Vygotsky. These authors have been references in studies in which cognition and affection are connected to the teaching and learning processes in order to favor the student's school performance and the teacher's work. In Wallon's theory, human development occurs through the integration of four functional fields, affectivity, cognition, motricity and person, along five stages. Vygotsky, on the other hand, starting from the premise that the individual learns in order to develop, established the Zone of Proximal Development to explain the distance between the real level of knowledge where the child has already appropriated and assimilated knowledge and the proximal level, where knowledge will be appropriated. and assimilated through the mediation of the adult or another child who has more knowledge. The study consisted of a bibliographical research, with a qualitative approach, having as source the works of these authors, in addition to other researchers who turned to this theme through the perspective of Wallon and Vygotsky. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wallon | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vygotsky | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças de 3 a 6 anos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning process | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children aged 3 to 6 | - |
Título: dc.title | As implicâncias da afetividade em sala de aula: teorias de Wallon e Vygotsky | - |
Título: dc.title | The implications of affectivity in the classroom: theories of Wallon and Vygotsky | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: