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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Duarte, Marli Teresinha Cassamassimo | - |
Autor(es): dc.contributor | Capellini, Vera Lucia Messias Fialho | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Juliana Maria Teobaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:07:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:07:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238348 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238348 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: A surdez é caracterizada pela perda sensorial, em maior ou menor grau, da percepção normal do som. Assim, essa população comunica-se por meio de um sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Devido a barreira comunicacional esse público necessita de materiais próprios que promovam a acessibilidade e acesso a informações, dessa forma, o vídeo é a tecnologia assistiva que melhor supre as necessidades dessas pessoas, facilitando o direito de usufruírem de condições que favoreçam o seu pleno desenvolvimento e garantam igualdade de oportunidades. Assim, o Objetivo deste estudo foi elaborar e validar com especialistas da área da surdez um vídeo em Libras sobre saúde sexual e reprodutiva para mulheres surdas e analisar sua usabilidade, segundo a opinião de mulheres surdas. Método: Trata-se de estudo metodológico, composto pela construção de um vídeo instrucional e educativo, validado por juízes especialistas em Libras e por mulheres surdas, representantes do público-alvo, desenvolvido na Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, junto ao Departamento de Enfermagem, em parceria com o grupo de pesquisa “A inclusão da pessoa com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento /Transtorno do Espectro Autista ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento”, da Faculdade de Ciências- Unesp/Bauru. A elaboração do vídeo se deu a partir de um tópico da cartilha “Saúde Sexual e reprodutiva de mulheres em Libras” intitulado “Conhecendo a parte íntima feminina", as ferramentas digitais empregadas foram: AudacityⓇ para gravação do áudio que serviu de base para a tradução em Libras, CanvaⓇ para a montagem e o Camtasia 8Ⓡpara a edição. A validação deu-se por meio da técnica Delphi e foram considerados validados os itens que atingiram Índice de Validade de Conteúdo (IVC) maior ou igual que 0,80. A pesquisa foi realizada em duas etapas, de acordo com o método de construção de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Participaram do processo de validação quatro especialistas em Libras e da análise da usabilidade cinco mulheres surdas. Resultados: O vídeo produzido intitulado “Saúde Íntima Feminina” possui dois minutos e quarenta e dois segundos e tem como temática conhecer a região íntima, principais cuidados e menstruação. Tanto o grupo dos especialistas quanto das mulheres surdas validaram o vídeo na primeira rodada da técnica Delphi, com IVC global de 1,0 e 0,83, respectivamente. Nenhum item isolado do instrumento de validação atingiu IVC menor que 0,8. Surgiram sugestões importantes para a melhora do material que foram analisadas pela autora e atendidas quando possível. Conclusão: O vídeo produzido vem suprir uma lacuna tecnológica no sentido de permitir acesso a conhecimento de mulheres surdas sobre aspectos da saúde sexual e reprodutiva. | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Deafness is characterized by sensory loss, to a greater or lesser extent, of normal sound perception. Thus, this population communicates through a linguistic system of a visual-motor nature, with its own grammatical structure, the Brazilian Sign Language (Libras). Due to the communication barrier, this public needs its own materials that promote accessibility and access to information, thus, video is the assistive technology that best meets the needs of these people, facilitating the right to enjoy conditions that favor their full development and ensure equality of opportunity. Thus, the objective of this study was to elaborate and validate a video in Libras on sexual and reproductive health for deaf women with specialists in the field of deafness and to analyze its usability, according to the opinion of deaf women. Method: This is a methodological study, consisting of the construction of an instructional and educational video, validated by expert judges in Libras and by deaf women, representatives of the target audience, developed at the Faculty of Medicine of Botucatu - UNESP, together with the Department of Nursing, in partnership with the research group “The inclusion of people with disabilities, Pervasive Developmental Disorder/Autistic Spectrum Disorder or giftedness and the contexts of learning and development”, from the Faculty of Sciences- Unesp/Bauru. The elaboration of the video took place from a topic of the booklet "Sexual and reproductive health of women in Libras" entitled "Knowing the female intimate part", the digital tools used were: AudacityⓇ for recording the audio that served as the basis for the translation in Libras, CanvaⓇ for assembly and Camtasia 8Ⓡ for editing. Validation was performed using the Delphi technique and items that reached Content Validity Index (CVI) greater than or equal to 0,80 were considered validated. The research was carried out in two stages, according to the construction method for health care guidance manuals, with four specialists in Libras participating in the validation process and five deaf women participating in the usability analysis. Results: The video produced entitled “Women's Intimate Health” lasts two minutes and forty-two seconds and has the theme of knowing the intimate region, main care and menstruation. Both the group of experts and deaf women validated the video in the first round of the Delphi technique, with a global CVI of 1.0 and 0.83, respectively. No single item in the validation instrument reached a CVI lower than 0.8. Important suggestions emerged for improving the material, which were analyzed by the author and acted upon when possible. Conclusion: The video produced fills a technological gap in terms of allowing deaf women access to knowledge about aspects of sexual and reproductive health. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | PIBIC: 4/2022 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde da mulher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde sexual e reprodutiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Línguas de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women's health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexual and reproductive health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deafness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive technology | - |
Título: dc.title | Elaboração e validação de vídeo em libras sobre saúde sexual e reprodutiva para mulheres surdas | - |
Título: dc.title | Elaboration and validation of a video in libras on sexual and reproductive health for deaf women | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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