
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bredariolli, Rita Luciana Berti | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Aline Gonçalves da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238339 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238339 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa se propõe a estudar a relação atual dos docentes com a profissão e se é possível haver a manifestação do mal-estar nos profissionais. O estudo se debruça na teoria do mal-estar desenvolvida por Sigmund Freud e nos estudos de Manuel Esteve Zaragoza sobre como se manifesta o mal-estar nos docentes. Para complementar o trabalho, é elaborado e disponibilizado um questionário online para verificar qual o sentimento atual dos professores com relação a profissão, de modo a poder analisar se as teorias sobre o mal-estar docente ainda se fazem presentes no ofício. Contudo, esse trabalho não tem como objetivo solucionar ou propor formas de se combater tal estado nos professores. O intuito é que os leitores reflitam sobre os problemas e situações relatadas, e se necessário, repensem o seu olhar acerca da profissão de docente. | - |
| Descrição: dc.description | La presente investigación se propone estudiar la relación actual de los profesores con la profesión y si es posible que se manifieste el malestar en los profesionales. El estudio se centra en la teoría del malestar desarrollada por Sigmund Freud y en los estudios de Manuel Esteve Zaragoza sobre cómo se manifiesta el malestar en los docentes. Para complementar el trabajo, se elabora y pone a disposición un cuestionario en línea para verificar el sentimiento actual de los docentes en relación con la profesión, con el fin de poder analizar si las teorías sobre el malestar docente siguen presentes en la profesión. Sin embargo, este trabajo no pretende resolver ni proponer formas de combatir este estado en los docentes. El objetivo es que los lectores reflexionen sobre los problemas y situaciones relatados, y en su caso, repensar su visión de la profesión docente. | - |
| Descrição: dc.description | This research proposes to study the current relationship between professors and the profession and whether it is possible for professionals to feel unwell. The study focuses on the theory of malaise developed by Sigmund Freud and on studies by Manuel Esteve Zaragoza on how malaise manifests itself in teachers. To complement the work, an online questionnaire is prepared and made available to verify the current feeling of teachers regarding the profession, in order to be able to analyze whether theories about teacher malaise are still present in the profession. However, this work does not aim to solve or propose ways to combat this state in teachers. The aim is for readers to reflect on the reported problems and situations, and if necessary, rethink their view of the teaching profession. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar | - |
| Título: dc.title | Diário escolar: o mal-estar docente | - |
| Título: dc.title | Diario escolar: el malestar del maestro | - |
| Título: dc.title | School diary: the teacher's malaise | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: