Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Gisela Barbosa Sobral de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Tânia Márcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Culot, Laurence Marianne Vincianne | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rodriguez, Gabriel Bovolon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:54:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:54:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238322 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238322 | - |
Descrição: dc.description | Habituação é um processo de aprendizagem no qual os animais diminuem a resposta a um estímulo repetitivo. Essa capacidade de filtrar estímulos é importante pois os animais podem manter suas atividades essenciais, como o forrageio. Espécies que vivem em constante contato com seres humanos, como os caranguejos chama-maré, podem se habituar à presença humana. Todavia, tal conhecimento ainda é pouco compreendido entre espécies brasileiras. O presente estudo testou se caranguejos chama-maré, Leptuca leptodactyla, são habituados à presença humana e como a habituação altera o comportamento dos indivíduos (e.g., retomada de forrageio). Nossa hipótese é que os indivíduos da população antropizada são mais tolerantes à aproximação de um observador e retomam suas atividades mais rapidamente que indivíduos da população não-antropizada (e.g., passam menos tempo dentro da toca). O estudo foi realizado em Ubatuba, SP, com 80 machos adultos de duas populações de distintos graus de influência antropogênica. O experimento ocorreu em julho de 2022 e envolveu a aproximação de um observador às tocas dos indivíduos e a resposta dos indivíduos foi gravada em vídeo. Contrariamente ao esperado, os indivíduos da população antropizada foram menos tolerantes, passando maior tempo dentro da toca, além de demorarem mais para retomar as atividades pré-estímulo (e.g., forrageio). Portanto, os caranguejos da população antropizada não se habituaram à presença humana, comprometendo o tempo de forrageio, o que pode consequentemente prejudicar outras demandas energéticas, como a reprodução ou disputa por tocas e territórios. Esses resultados auxiliam na compreensão sobre o processo de aprendizado em invertebrados e sua capacidade de seleção de estímulos, assim como contribuem para o entendimento do impacto das interações ser humano-vida selvagem. | - |
Descrição: dc.description | Habituation is a learning process in which animals decrease the response to a repetitive stimulus. The ability to filter out stimuli is important because animals can maintain their essential activities, such as foraging. Species that live in constant contact with humans, such as fiddler crabs, can habituate to human presence. However, such knowledge is still poorly understood among Brazilian species. The present study tested whether fiddler crabs Leptuca leptodactyla are habituated to human presence and how habituation alters individuals' behavior (e.g., resuming foraging). Our hypothesis is that individuals living in highly anthropized mangroves are more tolerant to the approach of an observer and resume their activities more quickly than individuals from the non-anthropized population (e.g., they spend less time inside their burrow). The study was carried out in Ubatuba, SP, with 80 adult males from two populations with different degrees of anthropogenic influence. The experiment took place in July 2022 and consisted in the approach of an observer to the burrows, and the response of the individuals was recorded on video. Contrary to our hypothesis, individuals from the anthropized population were less tolerant, spending more time inside the burrow, taking longer to resume their pre-stimulus activities (e.g., forage). Therefore, fiddler crabs from the anthropogenic population were not habituated to human presence, potentially compromising foraging, which can consequently jeopardize other energetic demands, such as reproduction or territoriality. These results help us understand the learning process in invertebrates and their ability to select of stimuli, as well as contribute to understanding the impacts of human-wildlife interactions. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leptuca leptodactyla | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behaviour | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anthropogenic disturbances | - |
Palavras-chave: dc.subject | Predator response | - |
Título: dc.title | Efeitos da habituação à presença humana nas respostas de fuga por caranguejos chama-maré | - |
Título: dc.title | Effects of habituation to human presence on escape responses by fiddler crabs | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: