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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortz, Graziela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Llanos, Carlos Fernando Elias | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Lisi, Leandro Derneika | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238300 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238300 | - |
| Descrição: dc.description | Esse trabalho de pesquisa se baseia na busca da compreensão do conceito de Clave Rítmica (CR) enquanto elemento organizador dos elementos formais das assim chamadas “músicas populares” dos países da América Latina. Valendo-me da técnica da auto-etnografia, relato quais foram minhas impressões iniciais, facilidades e dificuldades em contato com esses ritmos e como a compreensão das CR’s me ajudaram a tocar um pouco mais dentro da linguagem caraterística e com menos “sotaque” abrasileirado na performance. Apresentarei também como referência uma experiência de ensino-aprendizagem que têm as CR’s como elemento central ou como ponto de partida, o Universo Percussivo Baiano (UPB), desenvolvido pelo Maestro Letieres Leite em Salvador - BA. Considerando o meu próprio processo de aprendizagem como um trabalho de campo sobre esses gêneros musicais, mais especificamente os ritmos da costa peruana (Festejo e Landó) os quais pude executar tanto no Brasil como na Argentina e Peru com artistas diferentes, o trabalho acredita que a CR pode ser utilizada como um poderoso recurso pedagógico-musical. | - |
| Descrição: dc.description | This research work is based on the search for understanding the concept of Rhythm Clave (CR) as an organizing element of the formal elements of the so-called “popular music” of Latin American countries. Making use of the technique of auto-ethnography, I report what my initial impressions were, facilities and difficulties in contact with these rhythms and how understanding the CR's helped me to play a little more within the characteristic language and with less Brazilian "accent" in the performance. I will also present as a reference a teaching-learning experience that has the CR's as a central element or as a starting point, the Universo Percussivo Baiano (UPB), developed by Maestro Letieres Leite in Salvador - BA. Considering my own learning process as a field work on these musical genres, more specifically the rhythms of the Peruvian coast (Festejo and Landó) which I was able to perform both in Brazil and in Argentina and Peru with different artists, the work believes that the CR can be used as a powerful musical-pedagogical resource. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Execução | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Métrica e ritmo musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música popular | - |
| Título: dc.title | O conceito de clave rítmica como recurso pedagógico | - |
| Título: dc.title | The rhythmic clave concept as a pedagogical resource | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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