
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bredariolli, Rita Luciana | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Hirai, Bruna Beatriz de Sales | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:15:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:15:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238282 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238282 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, realiza um percurso materialista histórico dialético acerca das relações entre educação, sociedade e ensino de arte na escola. Apresenta-se um estudo crítico acerca da presença das pedagogias tradicional, nova e tecnicista em práticas e metodologias de ensino de arte, que se deram entre os séculos XIX e XX. Com isso, intenta-se investigar o caráter ideológico de tais perspectivas pedagógicas, a partir da compreensão da escola enquanto um Aparelho Ideológico de Estado. Por fim, tendo como interesse compreender o potencial crítico e revolucionário do ensino de arte na escola, sem perder de vista a presença de determinações sociais na prática educativa, propõe-se um aprofundamento teórico e prático acerca das relações entre arte, educação e sociedade, a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica, concepção que surge no Brasil na década de 80. A fundamentação teórica central corresponde à textos e livros dos/das seguintes autores/as: Ana Mae Barbosa, Demerval Saviani, Maria Heloisa Correa de Toledo Ferraz, Maria Ferreira de Rezende Fusari e Louis Althusser. | - |
| Descrição: dc.description | This course conclusion work, through a bibliographical and documental research, carries out a dialectical historical materialist course about the relations between education and society in the structuring of art education, within the scope of Brazilian school systems. A critical study is presented about the presence of traditional, new and technicist educacional methods in art teaching practices that took place between the 19th and 20th centuries. Furthermore, it intends to investigate the ideological character of these pedagogical perspectives, from the understanding of the school as an Ideological State Apparatus. Finally, with the interest of understanding the critical and revolutionary potential of art teaching at school, without losing sight of the presence of social determinations in educational practice, a theoretical and practical deepening of the relationship between art, education and society is proposed. based on the contributions of historical-critical pedagogy, a concept that emerged in Brazil in the 1980s. The central theoretical foundation corresponds to texts and books by the following authors: Ana Mae Barbosa, Demerval Saviani, Maria Heloisa Correa de Toledo Ferraz, Maria Ferreira de Rezende Fusari and Louis Althusser. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes e sociedade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Título: dc.title | Por que ensinar arte na escola?: um percurso histórico-crítico acerca das metodologias de ensino de arte no Brasil | - |
| Título: dc.title | Why teach art at school?: a historical-critical journey about art teaching methodologies in Brazil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: