A exposição Firenze Restaura e as restaurações antigas: identificação de elementos da gênese do discurso metodológico de Umberto Baldini

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, José Leonardo do-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorParisi, João Guilherme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:46:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:46:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/238241-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238241-
Descrição: dc.descriptionO Trabalho de Conclusão de Curso “A exposição Firenze Restaura e as Restaurações Antigas: Identificação de elementos da gênese do discurso metodológico de Umberto Baldini” tem como objetivo a introdução ao pensamento teórico do italiano Umberto Baldini – ainda inédito na língua portuguesa, mas de grande importância para o estudo de teorias da restauração – através da curadoria, em parceria com Paolo Dal Poggetto, da exposição Firenze Restaura: Il Laboratorio nel suo quarantennio, de 1972. Para tal, é explorado o papel desta exposição como essencial para a escrita da Teoria del Restauro e unità di metodologia, através da análise do uso do espaço expositivo (expografia) e dos conceitos desenvolvidos para o eixo Dei Restauri Antichi (Das Restaurações Antigas), analisados como ponto de partida para a posterior escrita de sua teoria. Para tal, buscou-se também a contextualização histórica do evento em pauta e os seus desdobramentos.-
Descrição: dc.descriptionThe undergraduate thesis “The Firenze Restaura exhibition and Ancient Restorations: Identification of elements from the genesis of Umberto Baldini’s methodological discourse” aims to introduce the theoretical thought of the italian art historian Umbert Baldini – still unpublished in portuguese, althought it’s great importance for the study of the theories of conservation – through the curatorship, in partnership with Paolo Dal Poggetto, of the exhibition Firenze Restaura: Il Laboratorio nel suo quarantennio, from 1972. To this end, the role of this exhibition as essential for the writing processo of his Teoria del Restauro e unità di metodologia, through the analysis of the use of the exhibition space (expography) and the concepts developed for the Dei Restauri Antichi (or From Ancient Restorations) group, analyzed as a starting point for the later writing of his theory. Nonethelles, the historical contextualization of the event in question and its consequences was also sought.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectConservação e restauração-
Palavras-chave: dc.subjectArte - História-
Palavras-chave: dc.subjectBaldini, Umberto-
Título: dc.titleA exposição Firenze Restaura e as restaurações antigas: identificação de elementos da gênese do discurso metodológico de Umberto Baldini-
Título: dc.titleThe Firenze Restaura exhibition and ancient restorations: identification of elements from the genesis of Umberto Baldini's methodological discourse-
Título: dc.titleLa mostra Firenze Restaura e i restauri antichi: individuazione di elementi della genesi del discorso metodologico di Umberto Baldini-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.