
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sarti, Flávia Medeiros | - |
| Autor(es): dc.contributor | González, Abel Gustavo Garay | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Gabriel Carvalho Costa e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:39:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:39:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238231 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238231 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho objetiva analisar, através de uma pesquisa bibliográfica, a importância da Alfabetização Científica para o pleno desenvolvimento humano e social dos sujeitos presentes na Educação de Jovens e Adultos. O levantamento bibliográfico se deu pela busca por periódicos nas plataformas CAPES e SciELO, bem como por livros físicos na biblioteca da UNESP de Rio Claro. A análise dos dados obtidos ocorreu por meio de uma análise qualitativa. Em suma, verificou-se o caráter benéfico da Alfabetização Científica quando empregada na EJA, visto que tal prática se mostra em completo acordo com o desenvolvimento de uma compreensão crítico-reflexiva das transformações sociais e científicas presentes em nossa sociedade. Através dela, o sujeito se apropria de conhecimentos, técnicas e ferramentas que o fazem compreender a realidade a partir de uma ótica transformadora, para que a partir da relação dialética entre si e o seu meio, ocorra o processo de humanização. | - |
| Descrição: dc.description | The present work aims to analyze, through a bibliographical research, the importance of Scientific Literacy for the full human and social development of the subjects present in Youth and Adult Education. The bibliographic survey was carried out by searching for journals on the CAPES and SciELO platforms, as well as physical books in the UNESP library in Rio Claro. The analysis of the data obtained occurred through a qualitative analysis. In short, the beneficial character of Scientific Literacy was verified when used in EJA, since such practice is in complete agreement with the development of a critical-reflexive understanding of the social and scientific transformations present in our society. Through it, the subject appropriates knowledge, techniques and tools that make him understand reality from a transforming perspective, so that from the dialectical relationship between himself and his environment, the humanization process occurs. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adult literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Popular education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critical pedagogy | - |
| Título: dc.title | A importância da alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos | - |
| Título: dc.title | The importance of scientific literacy in Youth and Adult Education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: