A importância da alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSarti, Flávia Medeiros-
Autor(es): dc.contributorGonzález, Abel Gustavo Garay-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gabriel Carvalho Costa e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:39:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:39:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/238231-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238231-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho objetiva analisar, através de uma pesquisa bibliográfica, a importância da Alfabetização Científica para o pleno desenvolvimento humano e social dos sujeitos presentes na Educação de Jovens e Adultos. O levantamento bibliográfico se deu pela busca por periódicos nas plataformas CAPES e SciELO, bem como por livros físicos na biblioteca da UNESP de Rio Claro. A análise dos dados obtidos ocorreu por meio de uma análise qualitativa. Em suma, verificou-se o caráter benéfico da Alfabetização Científica quando empregada na EJA, visto que tal prática se mostra em completo acordo com o desenvolvimento de uma compreensão crítico-reflexiva das transformações sociais e científicas presentes em nossa sociedade. Através dela, o sujeito se apropria de conhecimentos, técnicas e ferramentas que o fazem compreender a realidade a partir de uma ótica transformadora, para que a partir da relação dialética entre si e o seu meio, ocorra o processo de humanização.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to analyze, through a bibliographical research, the importance of Scientific Literacy for the full human and social development of the subjects present in Youth and Adult Education. The bibliographic survey was carried out by searching for journals on the CAPES and SciELO platforms, as well as physical books in the UNESP library in Rio Claro. The analysis of the data obtained occurred through a qualitative analysis. In short, the beneficial character of Scientific Literacy was verified when used in EJA, since such practice is in complete agreement with the development of a critical-reflexive understanding of the social and scientific transformations present in our society. Through it, the subject appropriates knowledge, techniques and tools that make him understand reality from a transforming perspective, so that from the dialectical relationship between himself and his environment, the humanization process occurs.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia crítica-
Palavras-chave: dc.subjectAdult literacy-
Palavras-chave: dc.subjectAdult education-
Palavras-chave: dc.subjectPopular education-
Palavras-chave: dc.subjectCritical pedagogy-
Título: dc.titleA importância da alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos-
Título: dc.titleThe importance of scientific literacy in Youth and Adult Education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.