Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sarti, Flavia Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | González, Abel Gustavo Garay | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bernardo, Rafaele da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:48:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:48:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238192 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238192 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de promover um estudo sobre a oralidade em sala de aula, destacando a importância dessa atividade como um instrumento de comunicação para a criança, formação de sua consciência crítica, ampliação do conhecimento e socialização. Busca investigar por meio da pesquisa bibliográfica como a linguagem oral é trabalhada e é notório que seu ensino ocorre de maneira limitada e superficial, se comparado à leitura e escrita, onde se dá maior atenção. Dessa forma, propôs-se uma pesquisa bibliográfica aprofundada, a partir de artigos, dissertações, teses, livros e demais obras encontradas no Google Acadêmico, que tratam sobre esse tema e as diversas atividades que podem ser realizadas com o intuito de desenvolver a oralidade dos alunos do Ensino Fundamental, para que possam atuar em diferentes situações comunicativas, interagir, se expressar bem, criticar e intervir ativamente na sociedade. Existem inúmeras alternativas para trabalhar a oralidade. A fábula, gênero constituinte da Literatura Infantil, foi escolhida como objeto de análise, pois apresenta-se como uma rica possibilidade para os estudantes aprenderem e desenvolverem suas habilidades no que diz respeito à linguagem falada. | - |
Descrição: dc.description | This course conclusion work aims to promote a study on the importance of the classroom, highlighting its importance as an instrument of critical awareness for the child, informed of knowledge and socialization. It seeks to investigate through bibliographic research how oral language is worked, and it is notorious that its way is limited and superficial, compared to reading and writing, where attention is paid. From research, books, and comprehensive studies that can be presented with the orality development of Elementary School articles, so that they can act in communicative situations, interact, express themselves actively well, criticize and intervene in society. There are numerous alternatives for working orality. The fable, constituting the genre of Children's Literature, was chosen as the object of analysis, because presents itself as a rich possibility for students to learn and develop their skills with regard to spoken language. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fábula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fable | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary school | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento da oralidade do aluno a partir da literatura infantil | - |
Título: dc.title | Development of the student's orality from children's literature | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: