
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maia, Diego Correa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Fernanda Arruda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:49:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:49:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238191 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238191 | - |
| Descrição: dc.description | Nesta pesquisa, procuramos compreender de que forma as reportagens jornalísticas com o tema meio ambiente estão sendo apresentadas pela grande mídia. O jornalismo é maior fonte de informações para a sociedade atual, pois consegue atingir uma grande camada da população, podendo ser também, uma ferramenta de divulgação cientifica. As informações sobre o meio ambiente através do jornalismo, possibilitam a formação de um cidadão consciente dos acontecimentos em nível local e global, estimulando-o a ser um agente ativo nas causas socioambientais. Dado o pressuposto, nosso objetivo é identificar de que forma as informações contidas nas reportagens estão sendo expostas ao leitor, considerando as características da divulgação cientifica e o papel do jornalismo ambiental. Utilizamos o método pesquisa de análise documental em seis diferentes reportagens, publicadas online pelos portais de notícias UOL e G1, com temas de destaque sobre o meio ambiente entre os anos 2018 e 2020. Através de uma síntese textual de cada reportagem, extraímos informações textuais que nos permitiram a formulação de uma análise crítica sobre o conteúdo das reportagens. Seguindo o que os autores propões sobre o papel da divulgação cientifica e do jornalismo ambiental, concluímos que as reportagens analisadas não se enquadram dentro de uma abordagem educacional e de um conteúdo de divulgação cientifica. | - |
| Descrição: dc.description | In this research we understand how journalistic reports are being published by the environment theme, being published by the mainstream media. Journalism is the greatest source of information for today's society, as it can reach a large layer of the population, and can also b e a tool for scientific dissemination. As information about the environment through journalism, it enables the formation of a citizen who is aware of events at a local and global level, encouraging him to be an active agent in socioenvironmental causes. G iven journalism, our objective is to identify that the information contained in the reports is being disseminated to the reader, considering the characteristics of scientific dissemination and the role of the environment. We use the documental research met hod in several reports, published online by the news portals UOL and G1, with prominent themes about the environment between the years 2018 and 2020. Through a textual synthesis of each report, we extract textual information that will allow us to the formu lation of a critical analysis of the content of the reports. Following what the authors describe about the role of science communication and environmental journalism, we conclude that the reports within an educational approach and scientific dissemination content | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Divulgação cientifica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reportagens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental journalism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientific divulgation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reports | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environment | - |
| Título: dc.title | Jornalismo ambiental além da notícia: o papel da divulgação científica nos fatos noticiados pela mídia | - |
| Título: dc.title | Environmental journalism beyond news: the role of scientific disclosure in facts reported by the media | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: