
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Adam, Joyce Mary | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Thayná Moraes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238153 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238153 | - |
| Descrição: dc.description | O conflito está estritamente ligado à convivência humana. Na escola, não seria diferente. A escola abriga uma comunidade própria, porém diversa, que convive junto durante anos a fim de se desenvolver e buscar o seu melhor potencial, por meio da educação. A convivência demanda interatividade, que se torna a principal fonte de conflito no ambiente escolar, logo, as situações conflituosas nascem nas pequenas contradições do dia a dia e a mediação pedagógica surge como uma das propostas de resolução e tratamento adequado desses conflitos. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo, através de uma pesquisa bibliográfica em uma perspectiva de natureza qualitativa, realizar uma síntese sobre os conflitos escolares e suas origens, estabelecer conceitos de mediação e sintetizar pesquisas que analisem propostas de mediação de conflitos como parte do trabalho pedagógico realizado nas escolas, identificando a percepção de alunos e professores que vivenciam as propostas de mediação. | - |
| Descrição: dc.description | The conflict is strictly connected to human coexistence. At school, it wouldn't be different. The school hosts its own community, but with diversity, that lives together for years with the main goal of developing and chasing their greatest potential, through education. The human coexistence demands interactivity, that turns into the main source of conflict in the school environment, then conflict situations start to appear in the little contradictions of the daily routine and the pedagogical mediation becomes one of the potential solutions and adequate treatment for those problems. This way, the present work has the objective, through bibliographic research in a qualitative perspective, to do a synthesis about the school conflicts and it's own origin, establish concepts of mediation and digest research that analyzes mediation conflicts proposals that are done at schools, identifying the perception of students and teachers who experience the mediation proposals. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resolução de conflitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação de conflitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conflict resolutions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conflict mediation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical mediation | - |
| Título: dc.title | A mediação pedagógica no conflito escolar | - |
| Título: dc.title | Pedagogical mediation in school conflict | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: