Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Del Roio, Marcos Tadeu | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Paiva, Mikhael Lemos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:47:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:47:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238147 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238147 | - |
Descrição: dc.description | A seguinte dissertação de mestrado expõe os resultados de uma pesquisa que mensurou as correlações e distanciamentos entre a filosofia de Engels e as concepções teórico-metodológicas dos chamados “biólogos dialéticos”, i.e., Stephen Jay Gould, Richard Levins e Lewontin. Inicialmente descrevendo a controversa ontologia engelsiana - que vê a dialética na natureza -, denotamos sua grande influência nas apreensões filosóficas dentro do marxismo e das Ciências Naturais contemporâneas, em áreas que variam desde a genética evolutiva ao emergentismo. Sintetizando logo após o projeto anterior vinculado a esta proposta – efetivado durante a graduação, no Brasil e no exterior – adentramos na área que, segundo nossos levantamentos, possui a mais indelével influência engelsiana dentro das Ciências da Natureza: a Biologia. Visando validar nossa hipótese, viz., que os renomados biólogos Gould, Levins e Lewontin seriam engelsianos filosóficos, realizamos um comparativo que relacione as principais obras e teorias destes cientistas com as noções de Friedrich Engels. Com o aprofundamento em um tema até então praticamente inexplorado, junto à sistemática análise de material, tentamos mapear acuradamente a ascendência do engelsianismo dentro da Biologia, aferindo como a dialética relaciona-se com a teoria de sistemas, modelos evolutivos pontuacionais, o dilema reducionismo/holismo, e outros pontos de debate cruciais internos não só à Filosofia da Biologia, como também à Filosofia da Ciência no geral. | - |
Descrição: dc.description | The following Master’s degree dissertation shows the results of a research aiming to measure the correlations and divergences between Engels' Philosophy and the theoretical-methodological conceptions of the so called "dialectical biologists", i..e, Stephen Jay Gould, Richard Levins and Lewontin. Initially describing the controversial Engelsian ontology - that sees dialectics in nature -, we assess its considerable influence on the on the philosophical formulations inside Marxism and the Contemporary Natural Sciences, in areas that vary between evolutionary genetics to Emergentism. Synthesizing soon after the project tied to this proposal - made during the graduation, in Brazil and abroad - we enter the area that, according to our data gathering, has the greatest Engelsian influence inside the Natural Sciences: Biology. Wishing to validate our hypothesis, viz., that the renowned biologists Gould, Levins and Lewontin are philosophical Engelsians, we put forward a study that related the main works and theories of these scientists with the notions of Friedrich Engels. With the deepening on a theme until now practically unexplored, together with the systematical analysis of material, we tried to accurately map the ascendency of Engelsianism inside Biology, inferring how dialectics relates to system theory, punctuational evolutionary models, the reductionism/holism dilemma, and other crucial points of debate contained not only in the Philosophy of Biology, but also in the Philosophy of Science in general. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/20402-2 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Friedrich Engels | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lewis e Lewontin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stephen Jay Gould | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ontologia marxista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialectics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy of biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marxist ontology | - |
Título: dc.title | Engels contra Dawkins?: Gould, Levins, Lewontin e as reminiscências da dialética engelsiana na biologia | - |
Título: dc.title | Engels against Dawkins? Gould, Levins, Lewontin and the reminiscences of engelsian dialectics in biology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: