
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mesquita, Marcos José Cruz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Raphael Gomes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:24:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:24:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238093 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238093 | - |
| Descrição: dc.description | Trazendo como proposta um ensino musical abrangente e multicultural, este trabalho busca a reflexão sobre os nossos métodos de ensino e práxis musical, procurando entender a influência de um “senso comum” sobre toda a estrutura do nosso pensar musical, que muitas vezes nos faz cultuar conhecimentos estrangeiros. O principal fio condutor deste trabalho está relacionado à inserção da cultura tradicional brasileira que muitas vezes é negligenciada nos processos de construção de conhecimento, à prática, ensino e aprendizado de música no Brasil. | - |
| Descrição: dc.description | Bringing as a proposal a comprehensive and multicultural musical education, this work seeks to reflect on our teaching methods and musical praxis, seeking to understand the influence of a "common sense" on the entire structure of our musical thinking, which often makes us worship foreign knowledge. The main thread of this work is related to the insertion of traditional Brazilian culture that is often neglected in the processes of knowledge construction, practice, teaching and learning of music in Brazil. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Berimbau | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos musicais - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos de corda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
| Título: dc.title | Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG | - |
| Título: dc.title | Gunga's Mozambique learning tool: proposal for musical teaching on the “accent” of Mozambique by the Irmandade de Nossa Senhora do Rosário from Justinópolis MG | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: