
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Borghi, Raquel Fontes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bispo, Sabrina Machado Calazans | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:18:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:18:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238087 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238087 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo identificar estratégias utilizadas pela gestão escolar para a melhoria da relação família-escola. A proximidade dessa relação como é possível notar no trecho acima, mostra também que as famílias, podem e devem ter uma relação mais ativa, na escola, tanto na parte pedagógica e na parte administrativa, pois como é possível notar, a escola se torna uma extensão da comunidade, onde está localizada, e por esse motivo se torna essencial envolver as ideias da sociedade que ali frequenta, construindo assim um trabalho de forma coletiva. Para o alcance do objetivo foi utilizada a metodologia de revisão da produção científica sobre a temática, buscando artigos na plataforma do Google Acadêmico no período de 2015 a 2020. Para seleção dos artigos científicos foi utilizado o descritor: estratégias de gestão escolar e a "relação família-escola”. Os resultados evidenciam que a confiança deve sempre estar presente, para que as estratégias que serão destacadas ao longo do trabalho sejam executadas de forma coletiva e beneficiando os dois lados, que buscam um objetivo em comum, o desenvolvimento integral do aluno, que frequenta aquela comunidade e o ambiente escolar. | - |
| Descrição: dc.description | The purpose of this production is to identify the school management's strategies to improve the school-family relationship. The proximity of this relationship, as is noticeable above, exhibities that the families, can, and should, have a more active relation with the school, in the pedagogic sense and in the administration part as well, because as is possible to notice, the school is an extension of the community that surrounds it, and for that reason, it's essential to evolve the ideas of the society that attends the school, thus building a collective work. The methodology utilized to accomplish what was proposed, was the revision of scientific productions about the theme, by searching articles on the Google Academics platform, the searched period was 2015 to 2020. For the selection of the scientific articles, the discrimination utilized was: estratégias de gestão escolar e a "relação família-escola”. The results showed that trust must always be present so that the strategies discussed during this production, happen collectively and be beneficial for both parts, that want the same goal, the total development of the students that attend that school and are a part of the community. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Família-escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Participação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão-família | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School-family | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Democratic management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Participation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Management-family | - |
| Título: dc.title | Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola | - |
| Título: dc.title | Strategies used by school management to improvement of the family-school relationship | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: