Acima e abaixo: dos silêncios históricos ao educar a contrapelo e/ou da impossibilidade de ação à prática da imaginação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBredariolli, Rita Luciana Berti-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Fernanda Pantuzzo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/238064-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238064-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa cria diálogos entre os espaços vazios presentes nas histórias silenciadas e propositalmente enterradas do passado com as disciplinas de artes visuais, história e educação. Para isso, utiliza-se de alguns dos conceitos desenvolvidos pelo pensador alemão Walter Benjamin em seu texto Teses sobre o conceito da História (1940), tais como: identificação afetiva, narrar e esquecer, historicismo e história a contrapelo, redenção e rememoração e imagem dialética e saltos históricos. Partindo sobretudo da criação de uma imagem que liga o monumento lisboeta Padrão dos Descobrimentos com o fóssil de uma pessoa escravizada encontrado a poucos quilômetros do local, o presente trabalho se apresenta como uma obra poéticatextual que conecta imagens coletadas, rememorações pessoais, pesquisas bibliográficas e análises de obras para questionar quem possui o poder de ter suas memórias transmitidas e quem são os destinados ao esquecimento, projetando na ação educacional, artística e historiográfica a possibilidade da construção de um mundo sem essa dicotomia. Para maior expansão dessa reflexão, a pesquisa relaciona Walter Benjamin com outros filósofos, historiadores e artistas contemporâneos como: Michel Rolph Trouillot, Jeanne Marie Gagnebin, Michael Löwy, Denise Ferreira da Silva, Ethel Batres, Saidiya Hartman, Jota Mombaça, Thierry Oussou e Rosana Paulino.-
Descrição: dc.descriptionThis research creates dialogues between the empty spaces present in the silenced and purposefully buried histories of the past with the disciplines of visual arts, history and education. For this, it uses some of the concepts developed by the german thinker Walter Benjamin in his text Theses on the concept of History (1940), such as: affective identification, narrating and forgetting, historicism and history against the grain, redemption and remembrance and image. dialectics and historical leaps. Starting mainly from the creation of an image that connects the monument of Lisbon Padrão dos Descobrimentos with the fossil of an enslaved person found a few kilometers from the place, the present work presents itself as a poetic-textual work that connects collected images, personal recollections, bibliographic research and analysis of artworks to question who has the power to have their memories transmitted and who are destined for oblivion, projecting in educational, artistic and historiographical action the possibility of building a world without this dichotomy. For further expansion of this reflection, the research relates Walter Benjamin with other contemporary philosophers, historians and artists such as: Michel Rolph Trouillot, Jeanne Marie Gagnebin, Michael Löwy, Denise Ferreira da Silva, Ethel Batres, Saidiya Hartman, Jota Mombaça, Thierry Oussou e Rosana Paulino.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte e história-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia alemã-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia-
Título: dc.titleAcima e abaixo: dos silêncios históricos ao educar a contrapelo e/ou da impossibilidade de ação à prática da imaginação-
Título: dc.titleAbove and below: from historical silences to the educating against the grain and/or from the impossibility of action to the practice of imagination-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.