Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bredariolli, Rita Luciana Berti | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Fernanda Pantuzzo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238064 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238064 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa cria diálogos entre os espaços vazios presentes nas histórias silenciadas e propositalmente enterradas do passado com as disciplinas de artes visuais, história e educação. Para isso, utiliza-se de alguns dos conceitos desenvolvidos pelo pensador alemão Walter Benjamin em seu texto Teses sobre o conceito da História (1940), tais como: identificação afetiva, narrar e esquecer, historicismo e história a contrapelo, redenção e rememoração e imagem dialética e saltos históricos. Partindo sobretudo da criação de uma imagem que liga o monumento lisboeta Padrão dos Descobrimentos com o fóssil de uma pessoa escravizada encontrado a poucos quilômetros do local, o presente trabalho se apresenta como uma obra poéticatextual que conecta imagens coletadas, rememorações pessoais, pesquisas bibliográficas e análises de obras para questionar quem possui o poder de ter suas memórias transmitidas e quem são os destinados ao esquecimento, projetando na ação educacional, artística e historiográfica a possibilidade da construção de um mundo sem essa dicotomia. Para maior expansão dessa reflexão, a pesquisa relaciona Walter Benjamin com outros filósofos, historiadores e artistas contemporâneos como: Michel Rolph Trouillot, Jeanne Marie Gagnebin, Michael Löwy, Denise Ferreira da Silva, Ethel Batres, Saidiya Hartman, Jota Mombaça, Thierry Oussou e Rosana Paulino. | - |
Descrição: dc.description | This research creates dialogues between the empty spaces present in the silenced and purposefully buried histories of the past with the disciplines of visual arts, history and education. For this, it uses some of the concepts developed by the german thinker Walter Benjamin in his text Theses on the concept of History (1940), such as: affective identification, narrating and forgetting, historicism and history against the grain, redemption and remembrance and image. dialectics and historical leaps. Starting mainly from the creation of an image that connects the monument of Lisbon Padrão dos Descobrimentos with the fossil of an enslaved person found a few kilometers from the place, the present work presents itself as a poetic-textual work that connects collected images, personal recollections, bibliographic research and analysis of artworks to question who has the power to have their memories transmitted and who are destined for oblivion, projecting in educational, artistic and historiographical action the possibility of building a world without this dichotomy. For further expansion of this reflection, the research relates Walter Benjamin with other contemporary philosophers, historians and artists such as: Michel Rolph Trouillot, Jeanne Marie Gagnebin, Michael Löwy, Denise Ferreira da Silva, Ethel Batres, Saidiya Hartman, Jota Mombaça, Thierry Oussou e Rosana Paulino. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia alemã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia | - |
Título: dc.title | Acima e abaixo: dos silêncios históricos ao educar a contrapelo e/ou da impossibilidade de ação à prática da imaginação | - |
Título: dc.title | Above and below: from historical silences to the educating against the grain and/or from the impossibility of action to the practice of imagination | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: