Análise, identificação e proposta de melhoria às não conformidades encontradas na cadeia da informação existente entre o processo de registro dos atendimentos ambulatoriais do convênio Iamspe realizado nas recepções e o faturamento final do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTrindade Filho, José Carlos Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPaschoalini, Beatriz Rizzo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:09:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:09:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/238056-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238056-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: o objetivo desta monografia foi analisar e identificar as não conformidades existentes na cadeia da informação existente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), associada aos atendimentos ambulatoriais realizados através do convênio Iamspe, a qual se estende desde o acolhimento do paciente nas recepções até o faturamento final. Após a identificação, como proposta de melhoria associada às problemáticas de desalinhamento, foi elaborada uma aula de capacitação sobre as condutas e processos ideais a serem empregados ao longo da transmissão das informações e registro em documentos. Metodologia: Estudo descritivo de natureza aplicada, com caráter qualitativo e exploratório com observação participante realizado no Departamento de Auditoria e Informações em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) a partir dos pareceres de funcionários da Recepção Geral e funcionários responsáveis pelo faturamento hospitalar do convênio Iamspe. Resultados e Discussão: foram encontradas e apontadas não conformidades em todas as etapas do atendimento, associadas à conduta incorreta e ao desconhecimento do protocolo por parte dos funcionários quanto ao processo de solicitação de assinaturas e informações, problemáticas envolvendo profissionais além do escopo das recepções, e preenchimento incorreto de documentos fundamentais para o processo de faturamento dos atendimentos. A partir das não conformidades encontradas, foi elaborada uma aula para capacitação dos funcionários das recepções, a fim de conscientizá-los sobre a importância da saúde suplementar para o hospital, a importância dos dados coletados e sobre o valor e papel das recepções, especialmente ao final da cadeia da informação. Através da aula, objetiva-se corrigir o fluxo, a fim de eliminar intercorrências e tornar o processo mais ágil e assertivo. Discutiu-se, também, o projeto de Captação como um exemplo benéfico para os processos do hospital, a partir do alinhamento entre as recepções e o faturamento final. Conclusão: foi possível concluir que o hospital apresenta desalinhamentos importantes na cadeia da informação, os quais geram ruídos ao longo do processo, burocracias e atrasos nas cobranças enviadas ao convênio Iamspe. A partir das não conformidades, a aula foi utilizada como proposta de melhoria para os processos dentro do HCFMB.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAuditoria-
Palavras-chave: dc.subjectCadeia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectFaturamento hospitalar-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde suplementar-
Título: dc.titleAnálise, identificação e proposta de melhoria às não conformidades encontradas na cadeia da informação existente entre o processo de registro dos atendimentos ambulatoriais do convênio Iamspe realizado nas recepções e o faturamento final do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu-
Título: dc.titleAnalysis, identification and improvement proposal to the non-conformities found in the information chain existing between the registration process of outpatient care of the Iamspe health insurance carried out at receptions and the final billing of the Hospital das Clínicas of Faculty of Medicine of Botucatu-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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