Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Pelópidas Cypriano de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Vinicius Julião de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:46:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:46:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238050 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238050 | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa aborda as relações entre arte educação e tecnologias da informação e comunicação a partir de práticas educativas em escolas da rede pública, trazendo um breve panorama histórico do ensino de arte no Brasil até chegar na Base Nacional Comum Curricular e as atuais normativas estabelecidas para a educação brasileira, tomando como base as definições presentes no documento no que diz respeito quinta competência, voltada para o campo tecnológico, e a unidade temática “artes integradas” do componente curricular arte (ensino fundamental). Para endossar a discussão, apresento duas propostas artístico-pedagógicas realizadas em escolas públicas no estado de São Paulo que relacionam arte e ferramentas tecnológicas. Por fim, trago uma proposta prática executada por esse proponente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tetsu Chinone na cidade de São Roque, realizada com o 9º ano A do ensino fundamental, acerca dos espaços de convivência dos alunos partindo de dispositivos tecnológicos eletrônicos e a vivência em arte, com o intuito de agregar para a discussão no tange este ensino. | - |
Descrição: dc.description | Esta investigación aborda las relaciones entre la educación artística y las tecnologías de la información y la comunicación a partir de las prácticas educativas en las escuelas públicas, trayendo una breve reseña histórica de la educación artística en Brasil hasta alcanzar la Base Nacional Comum Curricular y a las normas actuales establecidas para la educación brasileña, basadas en las definiciones presentes en el documento respecto de la quinta competencia, centrado en el campo tecnológico, y la unidad temática "artes integradas" del componente curricular arte (educación básica). Para respaldar la discusión, presento dos propuestas artístico-pedagógicas realizadas en escuelas públicas del estado de São Paulo que relacionan arte y herramientas tecnológicas. Por último, traigo una propuesta práctica ejecutada por este proponente en la Escuela Municipal de Educación Básica Tetsu Chinone en la ciudad de São Roque, realizada con el 2º ESO A de la educación secundaria, sobre los espacios de convivencia de los estudiantes a partir de dispositivos tecnológicos electrónicos y la experiencia en el arte, para sumar a la discusión sobre esta enseñanza. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes aplicadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación artística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologías de la información y las comunicaciones | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes aplicadas | - |
Título: dc.title | Práticas educativas em arte educação e tecnologias da informação e comunicação | - |
Título: dc.title | Prácticas educativas en educación artística y tecnologías de la información y la comunicación | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: