
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Inst Fed Educ Ciencia & Tecnol Sao Paulo (IFSP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Aranha, Solange | - |
| Autor(es): dc.creator | Rampazzo, Laura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:01:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:01:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14483/22487085/17191 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237960 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237960 | - |
| Descrição: dc.description | As digital technology advances, geographically distant learners have been engaging in cross-cultural communication and negotiation via telecollaborative projects. Research has shown that negotiation of meaning is crucial for effective communication in these scenarios, but more studies on other types of negotiation are needed, given its importance for establishing cooperation. This paper aims at exploring the negotiation patterns between dyads in ten sessions selected from a Multimodal Teletandem Corpus and provides a working definition of negotiation in telecollaboration. The participants, who were university students in Brazil and abroad and were enrolled in language classes, met online to help with practicing each other's language and were expected to exchange information about themselves in the first synchronous session. Through a qualitative analysis of the transcripts of the ten sessions, we identified moments in which the conversation was suspended to negotiate meaning, technology issues, separation of languages, and aspects related to the tasks requested by teachers. Our analysis shows that negotiation in telecollaboration may be motivated by aspects internal to the conversation, such as meaning, or by external factors, as with problems with equipments, tasks, or with deciding the language to be spoken. The findings suggest that negotiation serves an essential purpose, as it allows participants to make collaborative decisions and resolve conflicts that could otherwise prevent conversation from continuing. The results may prove useful for researchers and practitioners interested in telecollaboration, aiming to design experiences and guide participants through learning in such contexts. | - |
| Descrição: dc.description | MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus) - S?o Paulo Research Foundation | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Sao Jose Do Rio Preto, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Inst Fed Educ Ciencia & Tecnol Sao Paulo IFSP, Barretos, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Sao Jose Do Rio Preto, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus) - S?o Paulo Research Foundation: 2019/14271-2 | - |
| Formato: dc.format | 234-250 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Distrital Francisco Jose De Caldas | - |
| Relação: dc.relation | Colombian Applied Linguistics Journal | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multimodal teletandem corpus (MulTeC) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negotiation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Telecollaboration | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Virtual exchange | - |
| Título: dc.title | Towards a Working Definition of Negotiation in Telecollaboration: Analysis of Teletandem Oral Sessions1 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: