Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | ITC Imagine Behav Technol | - |
Autor(es): dc.creator | Zilio, Diego | - |
Autor(es): dc.creator | Carrara, Kester | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Felipe Lustosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:45:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:45:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s42822-022-00097-z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237925 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237925 | - |
Descrição: dc.description | One of the main arguments in favor of the metacontingency as a model for explaining social phenomena is that it embraces another kind of selection (cultural selection) beyond natural and operant selection. Despite being emergent on operant processes, it would not be reducible to operant selection. Consequently, cultural selection would demand a conceptual framework of its own, hence the metacontingency. Assuming the existence of another kind of selection is an ontological premise, and that this new process requires its own conceptual framework, because contingency analysis is insufficient to explain it, can be considered an epistemological premise. Our goal in this paper is to argue that the epistemological premise present in the metacontingency literature is wrong. To do so, we present pragmatic reductionism as a model to discuss the possibility of reductive explanations of selection and maintenance of cultural practices from metacontingency to contingency analysis. Based on this framework, we provide examples of pragmatic reductive interpretations, thought experiments, and an analysis of experimental data in which we try to explain away the metacontingency. We conclude that it is possible to pragmatically reduce metacontingency explanations to contingency explanations. That does not, however, invalidate the ontological premise about the existence of different processes related to cultural evolution and selection whatever those might be. It only shows that, if they exist at all, they are not the ones being studied in metacontingency research. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Tutorial Education Program (PET) from the Ministry of Education (MEC) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Fed Univ Espirito Santo UFES, Dept Social & Dev Psychol, Fernando Ferrari Ave 514,CEMUNI 6, BR-29075910 Vitoria, ES, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, UNESP, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | ITC Imagine Behav Technol, Fortaleza, Ceara, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, UNESP, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2013/17950-1 | - |
Formato: dc.format | 35 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Springer | - |
Relação: dc.relation | Behavior And Social Issues | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contingency | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Explanation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metacontingency | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reductionism | - |
Título: dc.title | Pragmatic Reductionism: On the Relation between Contingency and Metacontingency | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: