Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Ctr Amer Brasil | - |
Autor(es): dc.contributor | Mauricio Nassau Univ Ctr | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fernanda Santos Calo | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Mayra Grava de | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Daniel | - |
Autor(es): dc.creator | Hirota, Vinicius Barroso | - |
Autor(es): dc.creator | Verardi, Carlos Eduardo Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:42:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:42:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237915 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237915 | - |
Descrição: dc.description | Parental support in relation to their children's sporting trajectory guides sporting development.This study aimed to analyze the perception of athletes about their parents' involvement and motivational orientation in relation to their participation in sports. A total of 319 athletes, aged between 7 and 18 years (13.3 +/- 2.73), from different sports, participated in the research. The instruments Parental Involvement Sport Questionnaire (PISQ) and Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire (TEOSQ) were used. The results show that the athletes perceive parental participation most strongly in the dimension Directive Behavior (3.17 +/- 1.54). Active Involvement showed a mean score of (3.80 +/- 1.52), demonstrating that the participants consider their parents to << almost never >> participate actively in the sports context.The data suggest that in team sports there is a greater perception of parental control over sporting behavior (p=0.01.5). Parental participation in team sports proved to be more active when compared to individual sports (p<0.001). In conclusion, the research points to the importance and influence that parental support, as well as the motivational guidance profile of athletes can have, in the segment, continuity, physical and emotional development, and even performance in sport. | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ Brasil, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Postgrad Program Dev & Learning Psychol, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Ctr Amer Brasil, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Mauricio Nassau Univ Ctr, Aracaju, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ Brasil, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Postgrad Program Dev & Learning Psychol, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 671-678 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Federacion Espanola Asoc Docentes Educacion Fisica-feadef | - |
Relação: dc.relation | Retos-nuevas Tendencias En Educacion Fisica Deporte Y Recreacion | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parental support | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parental involvement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivational guidance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sports initiation | - |
Título: dc.title | Motivation and Perception of Parental Support: A Study with Young Athletes of Individual and Team Sports | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: