
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Valdemarin, Vera Teresa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:39:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:39:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.83321 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237908 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237908 | - |
| Descrição: dc.description | This article has as a general theme the transnational circulation of pedagogical knowledge. It takes as a documental source American books that integrate the Paulo Bourroul collection, originated from the library of Normal School/Caetano de Campos Normal School, donated to Faculty of Education/USP, in 1976. In an exploratory perspective, the analysis of this intellectual, social and cultural arena where knowledge moves, focuses on works in circulation in the last decade of the Monarchy government. The inventory of books allowed identify majority tendencies: in the practical scope, the process of the objective method got legitimacy through different routes of circulation; in the scientific scope, Pedagogy has supported in principles formulated by Psychology in order to describe the operation of intellect in the production of ideas and convictions and elevated the goals of the pedagogical field beyond the instruction of subjects. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 24 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Editora Univ Federal Parana, Centro Politecnico | - |
| Relação: dc.relation | Educar Em Revista | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers library | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Circulation of pedagogical ideas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | American pedagogical ideas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paulo Bourroul collection | - |
| Título: dc.title | A library for teachers. Practical and scientific pedagogy from the United States at the Sao Paulo State Normal School in the 1880s | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: