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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Alencar, Rúbia Aguiar | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Heloisa Pimenta Arruda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:01:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:01:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237903 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237903 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: A Organização Mundial da Saúde define telessaúde como a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para oferta de serviços por profissionais da saúde de modo a permitir a troca de informações com finalidade de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, incluindo pesquisas, avaliações e educação permanente que possibilitem a promoção de saúde. Objetivo: Ao reconhecer o exponencial crescimento da telessaúde como recurso para o cuidado e identificar na literatura uma lacuna em relação a experiência dos profissionais de saúde do setor suplementar, esse estudo tem como objetivo conhecer a experiência de profissionais de saúde acerca da telessaúde em um serviço da saúde suplementar. Método: Pesquisa de natureza qualitativa realizada em ambulatório de saúde no município de São Paulo. Os participantes foram selecionados por meio de amostragem intencional e a coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas. O processamento dos dados seguiu o referencial metodológico da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Fizeram parte do estudo doze participantes sendo maioria do sexo feminino (75%), com média etária de 33 anos. Os discursos emergidos abordaram a telessaúde no contexto de formação profissional, as modalidades de cuidado realizadas por meio de tecnologias digitais e os benefícios e desafios identificados na prática da telessaúde para os processos de trabalho e de cuidar. Considerações Finais: Identificou-se os desafios e a necessidade de políticas públicas e processos educativos voltados a melhorar a compreensão quanto à saúde digital, suas modalidades e potencialidades nos ambientes assistenciais, de ensino e pesquisa e de iniciativas das instituições formadoras e das organizações de saúde alinhadas a formação de profissionais para o uso da telessaúde como aquela que qualifica o cuidado ofertado pelos profissionais de saúde. | - |
Descrição: dc.description | Introduction: The World Health Organization defines telehealth as the use of Information and Communication Technologies to offer services by health professionals in order to allow the exchange of information for the purpose of diagnosis, treatment and prevention of diseases, including research, evaluations and permanent education that enable the promotion of health. Objective: By recognizing the exponential growth of telehealth as a resource for care and identifying a gap in the literature regarding the experience of health professionals in the supplementary sector, this study aims to know the experience of health professionals about telehealth in a service supplementary health. Method: Qualitative research carried out in a health clinic in the city of São Paulo. Participants were selected through intentional sampling and data collection took place through semi-structured interviews. Data processing followed Bardin's methodological framework of content analysis. Results: Twelve participants were part of the study, the majority being female (75%), with a mean age of 33 years. The speeches that emerged addressed telehealth in the context of professional training, the care modalities carried out through digital technologies and the benefits and challenges identified in the practice of telehealth for work and care processes. Final Considerations: The challenges and need for public policies and educational processes aimed at improving understanding of digital health, its modalities and potential in care, teaching and research environments and initiatives of training institutions and health organizations were identified. aligned the training of professionals for the use of telehealth as the one that qualifies the care offered by health professionals. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telessaúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde suplementar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telemedicina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária à saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa qualitativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoal de saúde | - |
Título: dc.title | Telessaúde: a experiência dos profissionais de saúde no setor suplementar | - |
Título: dc.title | Telehealth: the experience of health professionals in the supplementary sector | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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