Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | do, Thais Adrianne [UNESPReinal] | - |
Autor(es): dc.creator | Piva, Gabriela Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Silva i, Andressa Algayer da [UNESPMorett] | - |
Autor(es): dc.creator | Andradra, Ana Maria de [UNESPe Caldei] | - |
Autor(es): dc.creator | Nardi, Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:52:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:52:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14483/23464712.17177 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237825 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237825 | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a state of knowledge study on the current research trends in the area of Chemistry Teaching in Brazil. Thus, the objective was to identify and understand the investigative approaches, aiming to contribute to the understanding of educators and researchers about the particularities of the area. To this end, articles published in two Brazilian journals specific to Chemistry Teaching were reviewed in the last five years, from 2015 to 2019. The analysis process was based on the Content Analysis method and, thus, the research assumed a qualitative character associated with quantitative indicators, since these indicators provided a basis. The results showed that research on approaches and means for teaching, as well as the subjects involved in teaching and learning processes, are often present in Chemistry Teaching. In the case of teachers and undergraduates, studies concerning the aspects of initial and continuing training are predominated. Regarding investigations focusing on students, it was noted that the learning and meaning processes stood out as an object of study. However, it is concluded that the main trend is the research on educational actions and instruments, with an emphasis on themes involving social and environmental issues. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Educ Ciencia, Campus Bauru, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Campus Bauru, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Educ Ciencia, Campus Bauru, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Campus Bauru, Bauru, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 465-486 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Francisco Jose Caldas, Fac Science & Education | - |
Relação: dc.relation | Gondola-ensenanza Y Aprendizaje De Las Ciencias | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature review | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study objects | - |
Título: dc.title | Current trends in brazilian research in chemistry teaching: a state of knowledge of specific journals | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: