
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Rondonia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Marcela Arantes | - |
| Autor(es): dc.creator | Valentim, Marta Ligia Pomim | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida Junior, Oswaldo Francisco de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:29:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:29:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83994 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237819 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237819 | - |
| Descrição: dc.description | Objective: It addresses the importance of information for access to higher education in federal public institutions for historically excluded citizens, as an essential human action that aims to alleviate social inequalities and re-signify the social role of these institutions. Methods: With regard to methodological procedures, the research is qualitative in nature, of a bibliographic and documentary type, more specifically with regard to the address of Law 12.711, of August 29, 2012, which provides for admission to federal universities and federal institutions of secondary technical education and other measures. Results: The results reveal that information is an absolutely fundamental element access for these excluded citizens, as well as to awaken an understanding of the importance of educations in higher education for all. Conclusions: Multiple ways of discussing information were identified. In this research, the perspective of action was highlighted, which allows the user to appropriate certain information, leading him to understand the student selection process and the choice of any course. of graduation, in federal educational institutions, which will enable your social ascension and professional performance. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Filosofia & Ciencias, PPGCI, Ciencia Informacao, Marilia, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Rondonia, PROGRAD, Assuntos Educ, Porto Velho, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, PPGCI, Fac Filosofia & Ciencias, Marilia, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Londrina, Londrina, Parana, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, PPGCI, Programa Posgrad Ciencia Informacao, Marilia, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Filosofia & Ciencias, PPGCI, Ciencia Informacao, Marilia, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, PPGCI, Fac Filosofia & Ciencias, Marilia, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, PPGCI, Programa Posgrad Ciencia Informacao, Marilia, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 15 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Federal Santa Catarina | - |
| Relação: dc.relation | Encontros Bibli-revista Eletronica De Biblioteconomia E Ciencia Da Informacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Appropriation of Information | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Access to Public Higher Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Excluded Citizens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Título: dc.title | Information and access to Public Higher Education by excluded citizens | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: