
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Inst Fed Sao Paulo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Luciana Leal da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Maltempi, Marcus Vinicius | - |
| Autor(es): dc.creator | ACM | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.11455/333113890.33151898 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237816 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237816 | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to present a hands-on activity for the first degree equations. The activity was applied to a reinforcement class of the K-8, in a public school in Birigui, Sao Paulo, Brazil. The activity used the Balance of Equations game, built on the Scratch programming environment with the objective of teaching the initial ideas of frst degree equations to a class with a learning gap in this discipline. The planning of the activity was divided into three moments, with the intention of starting from an analogy to the principle of equivalence of an equation, reaching the algebraic transcription of an equation through activities of manipulation of the game code. Seven concepts related to computational thinking with strong potential to be worked during the activity were identifed. In this way, besides the presentation of the classroom case, this article identifes these seven concepts, analyzing how they could be developed during the application of the activity, seeking to answer the following question: How can computational thinking skills be explored through hands-on activity for the teaching of equations? | - |
| Descrição: dc.description | Inst Fed Sao Paulo, Dept Informat, Birigui, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Dept Estat Matemat Aplicada & Comp, Rio Claro, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Dept Estat Matemat Aplicada & Comp, Rio Claro, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 57-64 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Assoc Computing Machinery | - |
| Relação: dc.relation | Proceedings Of 8th Annual Conference On Maker Education (fablearn 2019) | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computational thinking | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Balances of equations Game | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hands-on activity | - |
| Título: dc.title | Recognizing Possibilities of Computational Tinking When Teaching First-degree Equations | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: