
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Univ Atacama (UDA) | - |
| Autor(es): dc.creator | Tognetta, Luciene Regina Paulino[UNESP] | - |
| Autor(es): dc.creator | Cuadra-Martinez, David Jorge | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Raul Alves de | - |
| Autor(es): dc.creator | Fioranelli Neto, Mario | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:49:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:49:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.3.16955 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237809 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237809 | - |
| Descrição: dc.description | The coronavirus (Covid-19) pandemic represented a challenge to physical and emotional health for adolescents subjected to almost two years of social isolation, restricted to family life and prevented from being in school. This article presents data from the pandemic associated with emotional distress among adolescents and the impact of restricted school life in this period. This is an exploratory, descriptive research, whose objective was to identify the frequency of situations in which there are signs of emotional distress in adolescents and to compare the scores found between demographic profile issues (race, gender and smartphone use). A total of 1,991 adolescents participated in the sample, students from two directorates of the Sao Paulo state public education network. The investigation instrument was built from a broad literature review in the form of a questionnaire with closed questions, divided into two parts: the first, containing 13 questions about the student's profile and, the second, with 21 questions, about signs of emotional suffering. From the quantitative analysis, the results found highlight a higher score of emotional distress among adolescent girls and black students and point to the urgency of actions that provide welfare and the learning of assertive forms of conflict resolution, as well as the urgency of spaces for expression of feelings by students. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Dept Psicol Educ FCLAr, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Atacama UDA, Dept Psicol, Copiapo, Chile | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Educ Escolar, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Dept Psicol Educ FCLAr, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Educ Escolar, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 16 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Unesp-faculdade Ciencias & Letras | - |
| Relação: dc.relation | Revista On Line De Politica E Gestao Educacional | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emotional suffering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teenagers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School coexistence | - |
| Título: dc.title | Emotional suffering in teenagers during the COVID-19 pandemic | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: