Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Aragao, Paulo Andre Pimenta | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Rogeria Cristiane Gratao de | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, A. | - |
Autor(es): dc.creator | Goncalves, R. | - |
Autor(es): dc.creator | Penalvo, F. G. | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, J. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:43:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:43:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237782 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237782 | - |
Descrição: dc.description | For software development to be conducted in an organized manner, contributing to the quality of the final product, it is necessary to train professionals in the correct use of Software Engineering concepts and their development methodologies. Among them, the agile philosophy stands out for its acceptance of changes, with Scrum and Extreme Programming being the most used agile methodologies today. However, the teaching of this philosophy in the undergraduate courses, including the specificities involving each agile methodology, faces challenges given the vast theoretical framework involved, which can cause demotivation in students. Educational games have proven to be effective in the teaching-learning process of Software Engineering in general. Although, current solutions still have some deficiencies, such as the lack of games involving the comparison between different agile methodologies, to enable future professionals to select the best one for specific projects. Therefore, this paper proposes a software architecture to guide future implementations of quality educational games to teach agile methodologies since it remedies deficiencies detected through an empirical analysis involving available common purpose games. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Dept Ciencias Comp & Estat, Sao Jose Do Rio Preto, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Dept Ciencias Comp & Estat, Sao Jose Do Rio Preto, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 6 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Ieee | - |
Relação: dc.relation | Proceedings Of 2021 16th Iberian Conference On Information Systems And Technologies (cisti'2021) | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agile Methodologies Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Game | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software Architecture | - |
Título: dc.title | Architectural Diagram for Educational Games on Agile Methodologies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: