Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Aberta Portugal UAB PT | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Cybelle Cristina Ferreira do | - |
Autor(es): dc.creator | Yonezawa, Wilson Massashiro | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melare Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:20:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:20:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/40.2022.21701 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237720 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237720 | - |
Descrição: dc.description | The article constitutes the process of appropriation of knowledge in the subject Computational Thinking (PC) and Computer Science for Science and Mathematics Teachers at UNESP/Bauru, in 2021. The objective was to relate the theoretical -practical aspects of teacher training with the PC concept, signaling the challenges and didactic possibilities that its elements favor the teaching of Mathematics with the use of Scratch. The study was configured by the logical-historical movement of the concept of CP based on Papert (1986) and Wing (2006); presentation of Scratch and the relationship between the PC and the didactic possibilities developed by the teacher of the private network and the knowledge learned in the discipline. A semi-structured interview on Google Meet was used in order to capture information about the content covered and the discourses inherent to the process. Thus, the study signaled the contributions of the PC with the use of the tool to the continuing education and cognitive development of students | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Docencia Educ Basica, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Curso Ciencia Comp, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Aberta Portugal UAB PT, Dept Educ Ensino Distancia, Lisbon, Portugal | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Docencia Educ Basica, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Curso Ciencia Comp, Bauru, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 17 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Nove Julho | - |
Relação: dc.relation | Dialogia | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computational thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning Scratch | - |
Título: dc.title | Computational thinking and teacher education: challenges and didactic possibilities using the Scratch tool | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: