Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Inst Fed Para | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Estado Para | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Para | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Estacio Sa | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Carlos Anderson Assis de | - |
Autor(es): dc.creator | Vale, Rodrigo Gomes de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lia Monteiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Vale, Joyce Karen Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Drigo, Alexandre Janotta | - |
Autor(es): dc.creator | Pernambuco, Carlos Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Borba-Pinhciro, Claudio Joaquim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237672 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237672 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study to evaluate the effects of Vipassana meditation (VM) program on the state of anxiety, depression and quality of life (QoL) of professionals in social isolation during the Lockdown period in pandemic COVID19/2020. This is an experimental study with intervention based in VM exercises with pre -and post-test measures of experimental and control groups, with simple randomization. VM is a training in attention and awareness, aiming to keep mental processes under voluntary control, developing skills such as calm, concentration and focus. Fifteen sessions of VM were held, lasting from 5 -10 minutes/session. The results showed improvement in the scores of depression ( increment % =-47.6%), anxiety ( increment %=-47.7%) and QoL indicators ( increment %= 9.53), during the lockdown COVID-19/2020. It was concluded that MV was effective for all variables studied in comparison with the control group. Improvements were observed in state of anxiety and depression, in the physical domains, psychological and social relationships, as well in the perception of general QoL of participants who performed the VM in period with 15 days of Lockdown in pandemic COVID19/2020. | - |
Descrição: dc.description | Inst Fed Para, Belem, Para, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estado Rio de Janeiro, Rio De Janeiro, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estado Para, Belem, Para, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Para, Belem, Para, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estacio Sa, Rio De Janeiro, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 705-713 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Federacion Espanola Asoc Docentes Educacion Fisica-feadef | - |
Relação: dc.relation | Retos-nuevas Tendencias En Educacion Fisica Deporte Y Recreacion | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meditation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lockdown | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Título: dc.title | Vipassana meditation on anxiety state, depression and quality of life of professionals in social isolation in the lockdown period -2020/COVID-19 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: