
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Parana (UFPR) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Conservatoire Natl Arts & Metiers | - |
| Autor(es): dc.creator | Hurtado, Sandra Lorena Beltran | - |
| Autor(es): dc.creator | Simonelli, Angela Paula | - |
| Autor(es): dc.creator | Mininel, Vivian Aline | - |
| Autor(es): dc.creator | Esteves, Thais Vieira | - |
| Autor(es): dc.creator | Vilela, Rodolfo Andrade de Gouveia | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, Adelaide | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:08:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:08:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232022278.04942022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237666 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237666 | - |
| Descrição: dc.description | The Workers??? Health (WH) approach understands that it is necessary to expand the ob-ject of public policies to transform the work proces-ses that determine the health-disease relationship. This broadening brings challenges that drive the development of the formulation and implemen-tation of policies for the surveillance and preven-tion of diseases. This article aimed to analyze the development of Brazilian policies on WH from the perspective of historical contradictions. To this end, the analytical concept of contradiction from Cultural-Historical Activity Theory was used. This is a scoping review, including 64 the-oretical and empirical studies and gray literature published between 1991 and 2019. The results of the analysis showed that: from the change of the object of prevention inserted by the WH appro-ach, five new contradictions emerged that are re-lated to the predominance of instruments of the previous activity model, normative and training instruments, division of labor for assistance and surveillance actions, intra and intersectoral arti-culations. and social control. These contradictions have driven some changes, but some limitations persist around a challenging object. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, Fac Saude Publ, Av Dr Arnaldo 715, BR-01246904 Sao Paulo, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Parana, Dept Terapia Ocupac, Curitiba, PR, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Sao Carlos, Dept Enfermagem, Sao Carlos, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Med, Botucatu, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Conservatoire Natl Arts & Metiers, Paris, Ile De France, France | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Med, Botucatu, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 3091-3102 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Abrasco - Brazilian Association Of Collective Health | - |
| Relação: dc.relation | Ciencia & Saude Coletiva | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Workers:health policy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Workers: heal-th services | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Workers: health surveillance | - |
| Título: dc.title | Workers' health policies in Brazil: historical contradictions and possibilities for development | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: