
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Univ Estadual Roraima (UERR) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Lemos, David Sena | - |
| Autor(es): dc.creator | Del Re, Alessandra | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:18:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:18:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.20396/cel.v64i00.8668238 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237665 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237665 | - |
| Descrição: dc.description | This work is part of a broader study on the acquisition of Brazilian Portuguese (PB) as a second language (L2) in a school setting on Brazil's northern border (Pacaraima) and Venezuela's southern border (Santa Elena de Uairen). We analyzed the speech of three Venezuelan four-year-old children acquiring BP, in particular the issue of code-switching, by three 4-year-old Venezuelan children interacting with native speakers of BP in the classroom (Early Childhood Education). Eighteen sessions, between 30 and 45 minutes, were filmed and later transcribed using the CHAT/CLAN tool. This study is both longitudinal and qualitative. To analyse the data, we used a dialogic and discursive approach that seeks to understand how language and the production of meaning work. Both occur in the relationships undertaken among subjects, with other discourses, in which sociocultural and ideological aspects are involved, in certain discursive contexts (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 2014 [1929], SALAZAR-ORVIG, 2010; SALAZAR-ORVIG et al., 2010, Del Re et al., 2014a). The research findings reveal that children code-switch in a variety of ways during specific discursive events at school, especially when motivated by external factors such as the topic of interaction or prior experience with distinct speech genres which include children's songs and tales. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Roraima UERR, Boa Vista, Parana, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Unesp, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Unesp, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 15 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Campinas, Inst Estudos Linguagem | - |
| Relação: dc.relation | Cadernos De Estudos Linguisticos | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bilingualism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Code-switching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acquisition/learning of Portuguese as an L2 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Child Education | - |
| Título: dc.title | Acquisition of portuguese as L2 by veneuelan children in a cross-border context: code-switching in the classroom | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: