Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Tuiuti Parana | - |
Autor(es): dc.contributor | UNIPLAN | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Mariana Pires Ferreira Novaes da | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Gabriela Miloch da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Priolo Filho, Sidnei Rinaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Weber, Silke Anna Theresa | - |
Autor(es): dc.creator | Correa, Camila de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:30:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:30:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1055/s-0042-1748807 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237617 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237617 | - |
Descrição: dc.description | Introduction The exposure of medical students to a full-time schedule that includes classes, extracurricular activities, patients' lives responsibility, and great competition between classmates can interfere in emotional issues and in the sleep time. Objective The aim of the present study was to evaluate the sleep quality, and the incidence of anxiety and depression in medical school undergraduates as well as the relationship of these parameters with the intense use of technologies. Methods Fifty-five medical school undergraduates in their second year participated in the present study, answering questionnaires to evaluate sleep quality (Pittsburgh sleep quality index - PSQI), night-time use of technology (sleep time-related information and communication technology - STRICT), and signs of anxiety or depression (hospital anxiety and depression scale - HADS). Results The results showed 31 students (56.4%) with poor sleep quality (PSQI > 5). Based on the STRICT questionnaire, 36 (65.4%) of the participants referred to making use of technology at night-time; and 34 (61.8%) students had compatible anxiety score, while 14 (25.4%) had a compatible score for depression on the HADS questionnaire. There has been a correlation between poor sleep quality, the abuse of technologies before sleep time, and the presence of anxiety or depression. Conclusion The abuse of technology before sleep time reduced the sleep quality in the studied population, besides increasing the symptoms of anxiety and depression. | - |
Descrição: dc.description | UNESP, Fac Med Botucatu, Botucatu, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Tuiuti Parana, Curitiba, PR, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UNIPLAN, Ctr Univ Planalto Dist Fed, Brasilia, DF, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UNESP, Fac Med Botucatu, Botucatu, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 5 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Georg Thieme Verlag Kg | - |
Relação: dc.relation | International Archives Of Otorhinolaryngology | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sleep | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sleep hygiene | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sleep quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depression | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
Título: dc.title | Technologies and mental health in university students: an unhealthy combination | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: