Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Belletati, Valeria Cordeiro Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Pimenta, Selma Garrido | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Vanda Moreira Machado[UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:33:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:33:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.32930/nuances.v32i00.8706 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237586 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237586 | - |
Descrição: dc.description | This article results of a theoretical-documental research and aims to contribute to the reflection and discussion around the (re)construction of undergraduate teaching courses' Political-Pedagogic Projects, that is, teaching formation for Basic Education, within the scope of Resolution CNE/CP number 2 (BRASIL, 2019). Through the categories of Cellard (2010) we analyzed the legal piece about authenticity and textual reliability, its contexts, its authors, its keywords and internal logic, which brought up this Resolution's weaknesses and retrogressions. In the opposite direction, and supported by researches that have the critical-dialectic theory of education as their basis (PEDROSO et al., 2019), we presented the principles for a Teacher Formation as critical-reflexive intellectuals: the unity of theory and practice; researching as a formative principle; supervised internship as the course's basis; the interdisciplinary and integrative approach of the curriculum; and Didactics as essential for the critical reflection of the contextualized practice. We found contradictions in the legal text and we pointed out breaches that allow the implementation of the principles for a critical, emancipated and authorial initial formation for the teachers. | - |
Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Dept Educ Fac Ciencias & Tecnol, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Dept Educ Fac Ciencias & Tecnol, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 32 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Fac Ciencias & Tecnologia | - |
Relação: dc.relation | Nuances-estudos Sobre Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Principles for an initial teacher formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher as critical-reflexive intellectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolution CNE/CP No. 2 of 2019 | - |
Título: dc.title | Formation of critical-reflective intellectual teachers in undergraduate courses in spite of national guidelines: possible transgressions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: